João Mário confirma o melhor Sporting dos últimos 11 anos

Leões registam a melhor pontuação à 18.ª jornada desde 2004 e já têm mais pontos do que na época do último título de campeão. William Carvalho e João Mário decisivos, com nova colaboração de Tanaka.

O Sporting somou a quinta vitória consecutiva na I Liga, consolidando a sua posição no pódio, ao derrotar a Académica, por 1-0, em Alvalade, na 18.ª jornada. Os leões continuam na expetativa de "deslizes" de FC Porto e Benfica, mas sofreram para vencer um oponente que mostrou por que está a lutar para não descer.

A equipa de Marco Silva voltou a desiludir na primeira parte, e pela sexta vez em 10 jogos chegou ao intervalo, em Alvalade, sem estar em vantagem. André Carrillo era o único a "agitar" o ataque leonino, que contou com Nani em subrendimento e Fredy Montero sem pontaria. A Académica, no entanto, jogou declaramente à defesa e Rui Patrício nem precisava de ter calçado as luvas.

Após o intervalo, o Sporting subiu de rendimento e só a trave negou o golo a Adrien Silva, aos 53 minutos, e a Cédric, aos 68'. Marco Silva socorreu-se de Carlos Mané e Tanaka, aos 67', e o avançado nipónico voltou a ser decisivo. William Carvalho, aos 76', arrancou um belíssimo cruzamento para a cabeçada de Tanaka; o intranquilo Lee defendeu, mas deixou a bola à mercê da recarga de João Mário.

Foi o sexto golo do "talismã" João Mário nesta temporada, pois sempre que o jovem médio marcou o Sporting venceu. Além disso, a equipa leonina atingiu os 39 pontos, a melhor pontuação dos últimos 11 anos - em 2003/04, o Sporting, treinado por Fernando Santos, tinha mais quatro pontos. Marco Silva tem mais um ponto do que o antecessor, Leonardo Jaridm, e mais dois em relação à última época em que o Sporting foi campeão, em 2001/02.

A Académica, inofensiva, permanece-se no limiar da "linha de água" e com Paulo Sérgio cada vez mais contestado. O Sporting, por sua vez, mantém a rota dos triunfos antes da visita ao Arouca, na próxima jornada, onde não poderá contar com Jefferson e Nani, que viram cartões amarelos "forçados" nos últimos minutos e vão cumprir castigo. Intencional, diga-se, pois assim ficam "limpos" para defrontar o Benfica.

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo!

90+5' Rafael Lopes decide mal e a bola passa ao lado do alvo.

90+4' Miguel Lopes afasta o perigo, após livre de Ricardo Nascimento.

90+1' Nani provoca a amostragem do cartão amarelo e completa, para já, uma série de cinco cartões amarelos na I Liga, tal como Jefferson o fez. Na próxima jornada há jogo em Arouca...

90' Cinco minutos de compensação...

88' Substituição no Sporting. Saiu Miguel Lopes e entrou Jefferson.

86' Cartão amarelo para Jefferson, por aparentes protestos. Vai falhar a próxima jornada... se não voltar a ver um cartão hoje, caso contrário cumprirá suspensão na Taça da Liga.

85' Corte importante de Cédric, perante a ameaça de Rui Pedro.

83' Substituição na Académica. Saiu Iago e entrou Rui Pedro.

83' Tanaka remata por cima do alvo, após investida de Carlos Mané.

82' Académica sem resposta à desvantagem, apesar de nada ter a perder.

80' Nani volta a desperdiçar! O extremo ficou isolado, após grande passe de Montero, mas depois tentou "picar" a bola sobre Lee e entregou a bola ao guarda-redes. Exibição para esquecer do extremo.

78' João Mário marcou pela sexta vez ao serviço do Sporting. Sempre que o fez, os leões venceram.

76' GOLO DO SPORTING! JOÃO MÁRIO FAZ O 1-0! Cruzamento de William Carvalho para uma boa cabeçada de Tanaka, que Lee ainda conseguiu defender, mas a bola ficou à disposição de João Mário, que aproveitou para encostar de cabeça.

73' Substituição na Académica. Saiu Obiora e entrou Marcos Paulo.

71' Nani atira por cima do alvo, na marcação do livre.

69' Cartão amarelo para Fernando Alexandre e livre perigosíssimo a favorecer o Sporting.

68' Outra vez a trave! Remate forte de Cédric Soares, que Lee parece conseguir desviar para a trave da baliza.

67' Dupla substituição no Sporting. Saíram Adrien e Carrillo e entraram Tanaka e Carlos Mané.

66' Vêm aí as alterações...

64' Pontapé livre de Jefferson, a sair perto do alvo.

64' Cartão amarelo para Nuno Piloto, por travar André Carrillo, de longe a melhor unidade dos leões, sobretudo porque de Nani pouco ou nada se tem visto.

63' Marco Silva também chama Carlos Mané.

62' Vai entrar Tanaka. Marco Silva deverá retirar uma unidade do meio-campo.

61' Rui Patrício é um espectador na baliza do Sporting. A Académica está cada vez mais limitada às missões defensivas.

59' Substituição na Académica. Saiu Magique, lesionado, e entrou Lucas Mineiro.

57' Acaba o jogo para Magique. O avançado da Académica sofre uma lesão muscular, quando tentava arrancar com bola, e vai haver substituição.

55' Sporting melhor nos primeiros 10 minutos da segunda parte, quase sempre através de Carrillo. Nani está muito abaixo do esperado.

53' Adrien acerta na trave! Remate acrobático do médio português, após cruzamento de Cédric, que bate na parte superior do ferro. Lee confiou no "golpe de vista" e ia sendo surpreendido...

51' Cruzamento perigoso de Carrillo, para mais um bom corte de Fernando Alexandre.

51' Cartão amarelo para Ofori, por falta sobre Cédric.

49' Lee chamado a intervir pela primeira vez, após remate à entrada da grande área de Montero.

48' Cartão amarelo para Iago, o primeiro para a Académica.

47' André Martins, Carlos Mané e Tanaka são as opções à disposição de Marco Silva para "agitar" a segunda parte.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sporting.

45' Intervalo em Alvalade, com 0-0 no marcador.

45' Cartão amarelo para Adrien Silva, por protestos. Desta vez com razão, pois houve falta sobre o médio, já bem perto da linha limite da grande área.

44' Pela sexta vez em 10 jogos na I Liga, o Sporting arrisca chegar ao intervalo sem estar em vantagem no marcador.

42' Adrien volta a tentar o remate, para a bancada. É já a quinta vez que os leões tentam a meia distância.

41' Iago desarma Carrillo, na tentativa de uma transição rápida do Sporting.

40' Adrien Silva queixa-se que foi carregado por Fernando Alexandre na grande área, mas primeiro foi o médio do Sporting a cometer falta, indica Rui Costa.

37' Sporting com 70% de posse de bola, mas Lee Oliveira ainda não teve que fazer nenhuma defesa, embora Capela já tenha tido dois cortes decisivos.

35' Paulo Oliveira tenta o remate de longe, à malha superior da baliza.

34' Sporting quase marcava! Na sequência de uma bola parada, William Carvalho ganhou o ressalto e tentou "fuzilar" a baliza, mas Aníbal Capela travou o remate. Lee dificilmente chegaria à bola.

33' Sporting a fazer muito pouco para chegar à vantagem antes do intervalo. A Académica assume uma postura declaradamente defensiva.

30' William Carvalho tenta dinamizar o meio-campo leonino e acelerar o início de construção. Mas falta jogo interior aos leões, dependentes do que possa sair dos corredores. De Nani ainda nada, de Carrillo os dois lances de perigo até ao momento.

28' João Mário tenta o remate de longe, sem perigo.

27' Na I Liga, só por quatro vezes o Sporting chegou ao intervalo em vantagem, em Alvalade. Nos outros cinco jogos, por duas vezes perdia ao intervalo (Paços de Ferreira e Moreirense)

25' Tobias salva! O central leonino impede o remate da Académica na grande área.

24' Nani finalmente a aparecer, ao driblar Iago, mas depois tenta fazer outro "bonito" e perde a bola.

23' Académica sem pensar em contra-atacar. Só Rafael Lopes fica acima da linha da bola e os estudantes estão preocupados em fechar os corredores e defender bem.

20' Menor intensidade por parte do Sporting nesta fase. Nani ainda não "pegou" no jogo e só André Carrillo agita o ataque.

18' Tobias Figueiredo tentou o remate de longe, para a bancada.

16' A Académica não vence há 11 jornadas na I Liga, a pior série da competição. O único triunfo ocorreu em Arouca, autoria de Rui Pedro - que, com surpresa, está no banco.

14' Tobias Figueiredo falha uma receção e cede o terceiro pontapé de canto à Académica.

13' Superioridade leonina até ao momento, com André Carrillo envolvido nos dois lances de maior perigo dos leões.

11' Capela salva! André Carrillo, a aparecer no espaço entrelinhas, entrou na grande área e tentou servir Montero, mas o central português apareceu para fazer o corte.

10' Montero cabeceia em esforço, por cima do alvo.

8' Que perdida de Montero! A desmarcação do colombiano, após bom cruzamento de Carrillo, foi bem conseguida, mas o avançado cabeceou mal.

6' Académica ganha dois pontapés de canto, mas a defesa leonina afastou o perigo da grande área.

4' Rui Patrício isola-se hoje no estatuto de 18.º jogador com mais partidas ao serviço do Sporting: 306, mais uma do que Travassos. Segue-se Liedson (313) na lista.

2' Remate perigoso de Carrillo, à entrada da grande área, para um corte decisivo de Fernando Alexandre. Sporting entra ao ataque.

1' Rui Costa apita para o início do jogo! Bola para a Académica.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Jefferson; William Carvalho, Adrien, João Mário; André Carillo, Nani e Fredy Montero. Suplentes: Marcelo Boeck, Naby Sarr, Miguel Lopes, André Martins, Rosell, Carlos Mané e Tanaka.

ACADÉMICA: Lee; Iago, Capela, João Real, Ricardo Nascimento; Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Ofori, Obiora, Magique; Rafael Lopes. Suplentes: Cristiano, Marinho, Jimmy, Marcos Paulo, Lucas Mineiro, Hugo Sêco e Rui Pedro.

O Sporting defronta neste domingo (16.00) a Académica, em Alvalade, na jornada (18.º) de arranque da segunda volta da I Liga, para a qual os leões partem a quatro pontos do FC Porto e a dez do Benfica. Após o empate (1-1) em Coimbra, consentido no minuto 90 no arranque da I Liga, só o triunfo interessa aos leões.

Depois da derrota em Belém (3-2), na Taça da Liga, que marcou o fim de uma série de oito vitórias consecutivas, a equipa de Marco Silva procura retomar o caminho dos triunfos, contando com o regresso de Adrien Silva ao "onze", após castigo.

Os "estudantes", por sua vez, não vencem há 11 jornadas na I Liga, apesar de terem somado a segunda vitória da temporada, na Taça da Liga, frente ao Rio Ave, na quarta-feira. Um dado que motiva o contestado Paulo Sérgio, ex-treinador do Sporting e que em sete jogos nunca bateu os leões; e Marco Silva, em cinco, nunca perdeu com a Académica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG