Penálti no final salvou Sporting frente ao estreante Tondela

Cronómetro já marcava os 90+8 minutos quando Adrien Silva, de penálti, salvou o Sporting em Aveiro. Luís Alberto quase se "vingou" de Jorge Jesus no dia em que o Tondela se estreou na I Liga.

A I Liga 2015/16 não poderia ter começado de forma mais dramática. O Sporting derrotou o Tondela por 2-1, em Aveiro, na jornada inaugural do campeonato, graças a um penálti batido por Adrien Silva quando o cronómetro já marcava os 90+8 minutos, após a incapacidade dos leões em ampliar a vantagem quase ter custado dois pontos.

Jorge Jesus, que pela 3.ª vez na carreira vence na jornada inaugural da I Liga (em 14 épocas), repetiu o "onze" da Supertaça e o Sporting cumpriu uma primeira parte agradável, na qual a vantagem dada pelo golo de João Mário, aos 15 minutos, foi curta face ao domínio e oportunidades criadas no primeiro tempo.

Os pupilos de Vítor Paneira poucas vezes incomodaram Rui Patrício, mas aos 58 minutos Luís Alberto, na sequência de um livre e de dois ressaltos, fez o empate, num lance em que, de forma ou não premeditada, fez uso do braço antes de finalizar. O médio brasileiro, que em 2011 esteve em foco com Jorge Jesus, face a tentativas de agressão no final de um Benfica-Nacional, fez o primeiro golo da história do Tondela na I Liga.

O guarda-redes inglês Matt Jones foi-se mostrando sempre seguro, apesar do caudal ofensivo do Sporting e da insistência em cruzamentos, e o Tondela esteve bem perto de pontuar diante de um assumido candidato ao título, mas aos 90+4 minutos Jhon Murillo, jogador emprestado pelo Benfica, pontapeou o recém-entrado Gelson Martins e Carlos Xistra assinalou o devido penálti. Mas o lance foi precedido de irregularidade, pois João Pereira efetuou um lançamento de linha lateral já dentro do reduto de jogo.

Chamado à responsabilidade, Adrien Silva transformou a grande penalidade no seu 25.º golo do serviço do Sporting e deu a sofrida vitória aos leões, com reação diferentes dos treinadores. "O árbitro Carlos Xistra, na minha opinião, esteve muito bem. Parabéns às três equipas", disse Jorge Jesus, entre elogios ao Tondela, "que surpreendeu pela positiva". Já Vítor Paneira lamentou que o golo de penálti tenha sido precedido de "um lançamento de linha lateral que é efetuado três metros dentro de campo".

Filme do jogo:

90+9' Final do jogo!

90+8' GOLO DO SPORTING! ADRIEN SILVA FAZ O 1-2! Bola para um lado, guarda-redes para o outro e o Sporting vai garantir os primeiros três pontos da temporada.

90+6' Cartão amarelo para Luís Alberto, por aparentes protestos. Adrien vai bater o penálti...

90+4' Penálti para o Sporting! Carlos Xistra assinala falta de Murillo sobre Gelson Martins. Há falta para penálti, mas João Pereira executou mal o lançamento que antecedeu o lance, pois já tinha os dois pés dentro do terreno de jogo.

90+2' Gelson tentava o remate em jeito, mas falhou o alvo.

90+2' Sporting dá o tudo por tudo, Tondela joga com todos atrás da linha da bola.

90+1' Matt Jones defende à tangente, após remate de André Carrillo.

90' Cinco minutos de compensação...

90' Substituição no Sporting. Saiu João Mário e entrou Gelson Martins.

89' Jorge Jesus ainda vai lançar Gelson Martins.

88' Substituição no Tondela. Saiu Luís Machado, com problemas físicos, e entrou Guzzo, jogador emprestado pelo Benfica.

87' Dois jogadores do Tondela caídos no relvado, mas Carlos Xistra não interrompe o jogo e o Sporting também não mete a bola fora.

86' Carrillo no cruzamento, Matt Jones na antecipação.

85' Matt Jones novamente seguro no jogo aéreo. Boa exibição do guarda-redes inglês contratado ao Belenenses.

84' Murillo quase se isolava, mas não conseguiu a receção orientada para a baliza.

83' Nove cantos para o Sporting, que não tem conseguido tirar proveito das bolas paradas.

82' Substituição no Tondela. Saiu Tinoco e entrou Nuno Santos.

81' Murillo ganha a linha de fundo, mas não tinha ninguém a quem passar a bola na grande área. Tinoco vai sair, lesionado, e para já o Tondela joga com dez.

80' Tinoco deixa temporariamente o relvado, queixando-se de problemas físicos.

78' Rui Patrício faz a sua primeira defesa na partida, a remate fraco de Nathan Júnior.

76' Nathan ensaia o remate, contra um defesa leonino.

75' Bruno Nascimento trava a investida de Fredy Montero, na grande área.

74' Sporting joga no meio-campo do Tondela, cada vez mais dedicado à defesa do empate.

72' Substituição no Sporting. Saiu Téo Gutiérrez e entrou Fredy Montero.

71' Substituição no Tondela. Saiu Hélder Tavares e entrou Bruno Monteiro.

70' Jorge Jesus também prepara a entrada de Fredy Montero.

69' Substituição no Sporting. Saiu Bryan Ruiz e entrou Carlos Mané.

68' Remate disparatado de Luís Machado, após boa investida de Murillo, um dos jogadores emprestados pelo Benfica ao Tondela.

67' Jorge Jesus chama Carlos Mané.

65' Vítor Paneira quer calma, Jorge Jesus pede intensidade e velocidade. O empate motiva, naturalmente, diferentes reações.

63' Boa defesa de Matt Jones, a remate de André Carrillo. Sporting à procura de se recolocar na frente.

62' As imagens televisivas mostram que Luís Alberto tocou na bola com o braço antes de bater Rui Patrício. Se viu, Carlos Xistra terá considerado que o lance foi casual, sem intenção do médio brasileiro.

61' Jefferson impede que Nathan fique isolado.

59' Festejos efusivos de Luís Alberto, o jogador que, em 2011, se envolveu numa troca de "mimos" com Jorge Jesus num Benfica-Nacional, com o treinador a tentar agredir o médio.

58' GOLO DO TONDELA! LUÍS ALBERTO FAZ O 1-1! Golo histórico para o Tondela, o primeiro na I Liga. Na sequência de um livre, Bruno Nascimento conseguiu um primeiro desvio e Luís Alberto finalizou com a barriga, aproveitando o ressalto ao segundo poste. Rui Patrício hesitou na saída e não teve reação. Há dúvidas sobre se o médio terá jogado a bola com o braço, mas em todo o caso Carlos Xistra terá considerado casual.

56' Que perdida de Slimani! Bryan Ruiz e Carrillo deixaram Slimani em zona de finalização, mas o ponta-de-lança voltou a falhar no remate, atirando por cima do alvo.

55' Luís Alberto esboça o primeiro remate do Tondela, um cabeceamento muito por cima do alvo.

54' O primeiro cartão amarelo da época é para Adrien Silva, um dos mais indisciplinados da última temporada. Muitos protestos por parte do capitão do Sporting.

53' André Carrillo cruza para o segundo poste, mas Slimani não chega a tempo.

52' Adrien cruza bem, mas Bruno Nascimento conseguiu o corte e impediu que Slimani pudesse finalizar.

51' Jorge Jesus mandou André Martins, Carlos Mané e Fredy Montero aquecer.

49' Livre direto batido por Jefferson, muito por cima do alvo.

47' João Pereira tentava o cruzamento, mas a bola sobrou para Matt Jones.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sporting.

45' Intervalo em Aveiro. O Sporting está a vencer o Tondela por 1-0, golo de João Mário (15').

44' Fora de jogo mal assinalado ao Tondela. Nathan Júnior ia para a grande área.

43' Luís Machado ganha dois livres para o Tondela, que não aproveita as bolas paradas. Rui Patrício segurou o último cruzamento.

41' Sporting baixa o ritmo já perto do intervalo.

39' Jorge Jesus, curiosamente, só venceu duas vezes em jornadas inaugurais da I Liga, e apenas uma no Benfica (em 2014/15, 2-0 ao Paços de Ferreira). Para já, está na rota da terceira vitória, em 14 épocas.

37' Rui Patrício antecipa-se ao cruzamento de Edu Machado.

36' João Mário é talismã para o Sporting. Sempre que o médio marcou, os leões venceram. O golo apontado aos 15 minutos foi o 8.º de João Mário pelo Sporting.

34' Tondela desperdiça um livre em boa posição. Ainda não foi desta que o Tondela tentou o primeiro remate à baliza leonina.

32' Sporting com 15 ataques, o triplo do Tondela.

30' Tondela com dificuldades em lidar com as constantes movimentações de desmarcações do Sporting. Leões muito acima do nível regularmente exibido na época anterior.

28' Tondela a fazer pouco para contrariar a "tradição" de um mau resultado para estreantes. Nos últimos 30 anos, só a Naval se estreou na I Liga com uma vitória, em 2005 (2-0 em Guimarães).

26' Desvio de cabeça de Slimani, para intervenção de Matt Jones, após mais um bom cruzamento de Jefferson.

23' Intervenção decisiva de Matt Jones, após cruzamento de João Pereira, que procurava Gutiérrez.

22' Carrillo desperdiça! O peruano isolou-se e, entre dois defesas do Tondela, fez um "chapéu" que saiu ao lado do alvo. A bola ainda tocou num defesa. Pontapé de canto.

21' Adrien Silva "descobre" João Pereira, que falha o cabeceamento na grande área.

19' Cabeceamento de Islam Slimani, após cruzamento de Adrien, a sair por cima do alvo.

18' O Tondela teve uma entrada promissora, mas ficou por aí. Sporting domina e procura o 2-0.

17' Carrillo, em lance individual, evitou três jogadores do Tondela antes de rematar, um pouco ao lado do alvo.

15' GOLO DO SPORTING! JOÃO MÁRIO FAZ O 0-1! Carrillo desmarcou Bryan Ruiz, que cruzou para a grande área, a defesa do Tondela não conseguiu afastar a bola e João Mário aproveitou para bater Matt Jones. A bola desviou em Kaká e deixou o guarda-redes sem reação.

13' Sporting quase marcava! Jefferson fez o remate cruzado e Carrillo, ao segundo poste, não conseguiu encostar por milímetros.

12' Bom corte de Kaká, após cruzamento de João Mário. O Sporting tinha três jogadores em zona de finalização.

11' Jefferson cruza com perigo, mas Slimani chegou um pouco atrasado. Sporting sempre perigoso nas subidas dos laterais.

10' Matt Jones evita o golo! Slimani aproveitou um ressalto na grande área, no primeiro lance de ataque do Sporting, mas viu o guarda-redes inglês faz uma defesa de recurso.

9' Nas últimas seis épocas, o Sporting só venceu uma vez na jornada inaugural. Foi em 2013, frente ao então estreante Arouca, por 5-1. Fredy Montero fez um "hat-trick".

7' Tondela melhor nos primeiros minutos. Jorge Jesus incansável nas instruções ao Sporting, que ainda não se aproximou da grande área adversária.

6' Corte decisivo de Adrien, perante a investida de Luís Machado, que se desmarcou na grande área.

5' Hélder Tavares faz um "túnel" a Naldo, mas Paulo Oliveira corta a bola na grande área na "dobra".

4' Postura interessante nos minutos iniciais do Tondela, que procura pressionar alto e perturbar o Sporting no início de construção.

3' Esta é a 6.ª vez que o Sporting "apadrinha" a estreia de uma nova equipa na I Liga. Os leões nunca perderam com estreantes.

2' Esta é a primeira vez que Sporting e Tondela se defrontam. Nem na Taça de Portugal se tinham encontrado antes.

1' Carlos Xistra apita para o início da I Liga 2015/16! Bola para o Tondela.

TONDELA: Matt Jones; Edu Machado, Bruno Nascimento, Kaká, Tinoco; Luís Alberto, Lucas Souza, Hélder Tavares; Machado, Nathan e Murillo. Suplentes: Cláudio Ramos, Pica, Jaquité, Piojo, Nuno Santos, Bruno Monteiro e Guzzo.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Naldo, Paulo Oliveira, Jefferson; Carrillo, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz; Téo Gutierrez e Slimani. Suplentes: Boeck, Montero, André Martins, Bruno Paulista, Carlos Mané, Tobias Figueiredo, Gelson Martins.

O Sporting, agora sob o comando de Jorge Jesus e menos de uma semana depois de vencer a Supertaça, e o Tondela, em estreia absoluta no principal escalão do futebol português, abrem hoje a edição 2015/16 da I Liga.

Os leões chegam ao Municipal de Aveiro, casa emprestada ao Tondela, cinco dias depois da conquista da Supertaça frente ao Benfica (1-0), bicampeão nacional e que foi treinado por Jesus nos últimos seis anos, e a quatro de receber o CSKA Moscovo, na primeira mão do 'play-off' da Liga dos Campeões.

Ainda sem os lesionados William Carvalho e Ewerton, o Sporting apresenta-se com os reforços Bryan Ruiz, Naldo, João Pereira e Teófilo Gutiérrez e ainda sem Aquilani, com problemas físicos.

Campeão da II Liga na última temporada, o Tondela estreia-se no primeiro escalão frente a um dos 'grandes', 10 anos depois de estar a disputar o campeonato distrital de Viseu.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Opinião

Os irados e o PAN

A TVI fez uma reportagem sobre um grupo de nome IRA, Intervenção e Resgate Animal. Retirados alguns erros na peça, como, por exemplo, tomar por sério um vídeo claramente satírico, mostra-se que estamos perante uma organização de justiceiros. Basta, aliás, ir à página deste grupo - que tem 136 000 seguidores - no Facebook para ter a confirmação inequívoca de que é um grupo de gente que despreza a lei e as instituições democráticas e que decidiu fazer aquilo que acha que é justiça pelas suas próprias mãos.

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.