"Movimento Basta" visa Pinto da Costa em notas falsas

O recém-criado "Movimento Basta", levado a cabo pelos adeptos do Sporting, está a distribuir notas falsas com o rosto de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, às pessoas que já se encontram nas imediações do Estádio José Alvalade.

Para além do Benfica, visado num dos panos que uma das claques do clube de Alvalade vai exibir antes do clássico deste domingo, também o FC Porto é alvo dos adeptos leoninos, que pretendem com este Movimento acentuar as críticas feitas pelo presidente Bruno de Carvalho às recentes arbitragens nos jogos do Sporting.

A juntar a isto, foi colocado um palco improvisado junto à porta da maratona do estádio de Alvalade, onde todos os interessados podem dar voz ao seu descontentamento. Muitos adeptos do Sporting já aproveitaram a oportunidade para se expressar, exigindo, acima de tudo, respeito pelo clube.

O Sporting recebe na noite deste domingo (19.15) o Futebol Clube do Porto, em jogo a contar para a 23.ª jornada do campeonato.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Globalização e ética global

1. Muitas das graves convulsões sociais em curso têm na sua base a globalização, que arrasta consigo inevitavelmente questões gigantescas e desperta paixões que nem sempre permitem um debate sereno e racional. Hans Küng, o famoso teólogo dito heterodoxo, mas que Francisco recuperou, deu um contributo para esse debate, que assenta em quatro teses. Segundo ele, a globalização é inevitável, ambivalente (com ganhadores e perdedores), e não calculável (pode levar ao milagre económico ou ao descalabro), mas também - e isto é o mais importante - dirigível. Isto significa que a globalização económica exige uma globalização no domínio ético. Impõe-se um consenso ético mínimo quanto a valores, atitudes e critérios, um ethos mundial para uma sociedade e uma economia mundiais. É o próprio mercado global que exige um ethos global, também para salvaguardar as diferentes tradições culturais da lógica global e avassaladora de uma espécie de "metafísica do mercado" e de uma sociedade de mercado total.