Leões registam perdas de 160 milhões em quatro anos

Contratações de Godinho Lopes foram mais caras do que era previsto. Só Elias custou mais de 11 milhões de euros. Bruno de Carvalho terá salário de cinco mil euros.

A "herança" deixada a Bruno de Carvalho em Alvalade é mais pesada do que seria, à partida, previsto. Desde 2009, o Sporting registou um prejuízo líquido de 160 milhões de euros, 43,8 milhões dos quais referentes à época 2012/13, marcada pela transição de Godinho Lopes para o atual presidente dos leões.

O Sporting fechou o mercado de verão com um encaixe de 15,5 milhões de euros, fruto das vendas de Tiago Ilori e Bruma (poderão render mais dinheiro no futuro), mas afinal as contratações efetuadas durante a era Godinho Lopes foram mais caras do que seria esperado.

Elias, o jogador mais caro da história do clube, por exemplo, custou 11,15 milhões de euros, segundo o último comunicado enviado à CMVM. Já Labyad, cuja verba inicialmente comunicada como compensação ao PSV era de 900 mil euros, custou mais 2,6 milhões "em gastos inerentes à contratação do jogador". O marroquino, recorde-se, está agora "encostado" em Alvalade, com um vencimento na ordem dos dois milhões/época.

Marcos Rojo, que Godinho Lopes garantiu ter custado um milhão de euros por 25% do passe, teve um custo de 5,425 milhões de euros, com 75% a ficar na posse de um fundo de investimento, que pagou três milhões da operação. Diego Rubio custou 2,23 milhões de euros, mais do que os 600 mil inicialmente noticiados, e o custo de Viola ascendeu a 3,98 milhões de euros, dos quais o Sporting pagou 52%.

Os últimos números comunicados à CMVM revelam, ainda, que Jefferson custou 700 mil euros por 60% do passe e que a SAD deve 205 mil euros a Luís Duque, ex-administrador executivo dos leões, "em função da cessação de funções". Nota, ainda, para o salário que a SAD leonina vai propor para Bruno de Carvalho na Assembleia Geral de 30 de setembro: 5 mil euros, verba bem abaixo dos seus antecessores.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Desporto
Pub
Pub