13 agosto 2011 às 15h57

Leão também arranca com empate

Equipa de Domingos Paciência não faz melhor do que o rival Benfica fizera na véspera em Barcelos e começa a Liga a perder pontos, em pleno estádio de Alvalade.

FINAL DO JOGO - O Sporting não conseguiu chegar à vitória e começa a Liga com apenas um ponto em Alvalade, contra a Olhanense (1-1).

77 min - GOLO SPORTING (1-1). Marat Izmailov, à segunda, faz a igualdade, após cruzamento largo da esquerda. O russo, trunfo de Domingos para esta segunda parte, devolveu a alegria às bancadas leoninas.

70 min - Golo anulado ao Sporting. Postiga isolou-se e rematou para as redes do Olhanense, mas o árbitro auxiliar anulou o lance por pretenso fora de jogo. Uma má decisão, pois Postiga partiu de trás.

- Números oficiais: 33248 espectadores em Alvalade

46 min - 2.ª parte - Recomeça o jogo em Alvalade. Domingos Paciência aposta em Izmailov para tentar inverter o resultado, tendo abdicado do médio defensivo André Santos.

Intervalo - Desilusão em Alvalade para os adeptos leoninos. Sporting vai para o balneários a perder, apesar do grande domínio evidenciado na primeira parte frente ao Olhanense. Um golo fantástico de Wilson Eduardo, emprestado pelos leões à equipa algarvia, dá vantagem ao Olhanense.

29 min - GOLO OLHANENSE (0-1). Grande golo de Wlson Eduardo a surpreender Alvalade. Um remate fortíssimo desde muito longe a bater Rui Patrício

1 min - Já se joga em Alvalade o Sporting-Olhanense.

- O primeiro onze oficial de Domingos para este campeonato é:

Rui Patrício; João Pereira, Rodríguez, Polga e Evaldo; Rinaudo, André Santos, Schaars; Jeffren, Yannick e Postiga

- O Olhanense joga com:

Fabiano; João Gonçalves, Mexer, Maurício, Ismaily; Fernando Alexandre, Cauê, Nuno Piloto; Wilson Eduardo, Dady, Ivanildo

LANÇAMENTO DO JOGO:

Depois de Benfica, é a vez do Sporting entrar em cena. Os leões estreiam-se hoje na Liga, a partir das 20.15, em Alvalade. O Olhanense é o adversário e vai tentar rumar contra a história. A equipa de Olhão nunca venceu em Alvalade e há 19 anos que o Sporting não cede pontos quando se estreia na Liga em casa.

Ao longo da pré-temporada, o Sporting foi capaz do melhor (vitória por 2-1 frente à Juventus, em Toronto) e do pior (derrota caseira por 3-0 com o Valência). A revolução no plantel e na estrutura leonina ainda deixa dúvidas sobre a capacidade da equipa, mas a história joga a favor do Sporting: os leões nunca perderam em casa com a Olhanense.

Em 17 jogos com a turma de Olhão, o Sporting venceu 15 vezes, embora seja justo dizer que que a maioria dos triunfos ocorreram antes da década de 70, altura em que o Sporting derrotava a equipa Algarvia, habitualmente, com três ou quatro golos de diferença - até já houve um 8-0 (1946/47). Contudo, no passado recente a história mudou.

Em 2009/10, o Sporting esteve mesmo a perder por 0-2 com o Olhanense, mas conseguiu virar o resultado para 3-2, já ao cair do pano. Na época passada, os leões não foram além do nulo na recepção à equipa algarvia. Contudo, há 19 anos que o Sporting não perde pontos na 1ª jornada quando joga em casa - a última vez foi ante o Tirsense (0-0), em Agosto de 1992.

O Olhanense, 11º classificado na época passada, vai procurar imitar os inícios de época das duas últimas temporadas - não sofreu golos frente a Naval (0-0, 2009/10) e V. Guimarães (0-0, 2010/11). A equipa orientada por Daúto Faquirá irá, certamente, procurar explorar as irregularidades defensivas que o Sporting demonstrou nos últimos jogos de preparação.

Em Alvalade, esperam-se 40.000 adeptos para apadrinhar a estreia de Domingos Paciência como treinador principal do Sporting em jogos oficiais. Os reforços Rodríguez, Rinaudo e Schaars deverão estrear-se com a camisola dos leões, restanto saber quem acompanhará Postiga no ataque: Rubio ou Wolfswinkel.

Listas de convocados:

Sporting: Boeck e Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Rodriguez, Evaldo, Polga e Pereirinha; André Santos, Schaars, Rinaudo, Capel, Izmailov; Rubio, Postiga, Djálo, Jeffrén, Wolfswinkel.

Olhanense: Fabiano Freitas e Bruno Veríssimo; João Gonçalves, Maurício, Mexer, Vitor Vinha, Figueroa e André Micael; Nuno Piloto, Cauê, Rui Duarte, Fernando Alexandre, Agra, Ivanildo; Ismaily, Wilson Eduardo, Dady, Djalmir e Toy.

Tópicos: Desporto, Sporting