Alvo das críticas de Bruno de Carvalho não é o secretário de Estado do Desporto

José Fanha Vieira foi apontado à pasta do Desporto, mas o eleito afinal foi outro - João Wengorovius Meneses

José Eduardo Fanha Vieira foi um dos nomes apontados para assumir o cargo de secretário de Estado do Desporto no Governo de António Costa e esteve no centro de uma polémica com Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, por causa de uma publicação no Facebook. Mas afinal Fanha Vieira não foi o escolhido, pois o eleito para a pasta do desporto foi João Wengorovius Meneses.

Ainda antes de saber o nome do responsável pela pasta do Desporto, o presidente leonino lançou críticas ao nome inicialmente apontado. Em causa estava uma imagem, partilhada a 7 de outubro, na qual Pedro Proença exibe um quadro que lhe foi oferecido por Bruno de Carvalho, no âmbito de uma homenagem do Sporting ao ex-árbitro, no início de março. "Ou o Pedro Proença ofereceu o retrato ao Bruninho, ou pediu-lhe um retrato com um leãozito. Parece-me que o MP [Ministério Público] tem que esclarecer esta situação", lê-se na legenda.

O comentário surge na sequência das ofertas do Benfica a árbitros, denunciadas por Bruno de Carvalho, para as quais o presidente do Sporting solicitou uma investigação.

Sobre a publicação de José Eduardo Fanha Vieira, Bruno de Carvalho, que admite que a mesma possa ser falsa, escreveu, nesta quarta-feira, o seguinte: "[Há] alguns dias atrás perguntaram-me sobre a minha afirmação sobre a promiscuidade entre a política e o futebol e os famosos 'fatos a medida'. Respondi, com toda a naturalidade, algo que é do conhecimento de todos. Mas parece-me que podemos, a ser verdade o teor do anexo a este post, vir a viver uma nova era que já não é de promiscuidade mas sim de falta de vergonha total. Vamos esperar que o bom senso impere e que o anexo esteja enganado."

Bruno de Carvalho partilha, no seu comentário, uma página de adeptos do Sporting que mostrava a polémica publicação do potencial candidato a assumir a tutela do Desporto, que afinal acabou por não o ser.

Refira-se que José Vieira, de 45 anos, foi assessor de Laurentino Dias na secretaria de Estado do Desporto entre 2005 e 2008, foi vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal e é o sócio 35.333 do Benfica. Na foto de perfil da sua suposta página no Facebook, de resto, exibe uma imagem alusiva ao 34.º título de campeão das águias. O escolhido para a pasta do Desporto, contudo, foi João Wengorovius Meneses.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG