Cajuda estreia-se com goleada e Académica aproxima-se do 1.º lugar

Briosa e Ac. Viseu estiveram em destaque na 24.ª jornada da II Liga. Os estudantes golearam o Gil Vicente (0-4). E os viseenses bateram o Benfica B (1-5) na estreia do treinador Manuel Cajuda.

A Académica venceu este domingo em casa do Gil Vicente (0-4) e consolidou o segundo lugar da II Liga do futebol português, com 43 pontos e a um de distância do líder FC Porto B, que perdeu por 2-0 com o Santa Clara.

Na luta pelo acesso à I Liga, Arouca, Santa Clara e Ac. Viseu confirmaram credenciais, enquanto o Leixões, que empatou em casa a 1-1 com o Sporting de Braga B, e o Penafiel, que perdeu sábado em casa com o Varzim (3-2), cederam terreno.

Em Barcelos, Guima abriu o ativo para a Briosa aos 23 minutos. Luisinho elevou para 0-2 aos 40'. E, já na segunda parte, Djoussé (55', de penálti) e Ricardo Dias (86') escreveram os contornos da goleada.

A Académica (43) encurtou para um ponto a diferença para o FC Porto B (equipa que não entra nas contas da promoção à I Liga), e manteve a distância de três para o Arouca (40), mas deixou alguns dos seus diretos opositores mais longe.

O Arouca venceu em casa o lanterna-vermelha Real, por 1-0, com um golo do brasileiro Victor Guilherme, aos 45+1 minutos, e também viu diminuído o grupo de perseguidores.

Com menos um ponto do que o Arouca seguem as equipas do Ac. Viseu (4.º, 39), que goleou por 5-1 o Benfica B, no Seixal, e o Santa Clara (5.º, 39), que venceu em casa por 2-0 o FC Porto B.

João Reis e Rafael Batatinha, aos 27 e 43 minutos, foram os marcadores dos golos do Santa Clara frente ao FC Porto. Quanto ao Ac. Viseu, que estreou o treinador Manuel Cajuda (regressado ao futebol português) derrotou o Benfica B com três golos de Sandro Lima, aos 11, 38 e 85 minutos, e dois do georgiano Ebralidze, aos 41 e 90. Os 'encarnados', que seguem no décimo lugar, com 33 pontos, reduziram por Heriberto Tavares, aos 45+1.

O Leixões (6.º) e o Penafiel (7.º), ambos com 37 pontos, foram duas das equipas 'perdedoras' desta 24.ª jornada, dado que viram os seus adversários mais diretos ganhar vantagem na tabela classificativa. A formação de Matosinhos deixou-se empatar no período dos descontos, com um golo do sul-africano Luther Singh, depois de estar em vantagem desde os 42 minutos, com um golo de Bruno Lamas. E o Penafiel perdeu sábado em casa por 3-2 com o Varzim (15.º).

No 'miolo' da tabela, Nacional, que conta um jogo em atraso, e Sporting da Covilhã empataram 1-1 e seguem na oitava e nona posição, respetivamente, separados por um ponto. O Nacional está apenas um ponto de Leixões e Penafiel e o Sporting da Covilhã a dois. João Camacho colocou a formação insular em vantagem aos 45+1 minutos, mas a equipa serrana chegou ao empate através do guineense Amadu Turé, aos 87.

Na zona tranquila da tabela, o V. Guimarães B (12.º) venceu em casa por 1-0 o Cova de Piedade (13.º), com o único golo a ser marcado por Tiago Castro, aos 84 minutos.

Na luta pela fuga aos lugares de despromoção, a Oliveirense venceu em casa por 2-0 o Famalicão, com dois golos do colombiano Bryan Riascos, aos 11 e 45+1 minutos, e ascendeu do 18.º ao 17.º posto, ainda abaixo da linha virtual de permanência.

O União da Madeira venceu em casa do Sporting B, por 1-0, com um golo do brasileiro Luan, aos 38 minutos, e manteve-se como o primeiro clube acima da zona de descida, onde estão Oliveirense (17.º), Gil Vicente (18.º), Sporting de Braga B (19.º) e Real (20.º).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG