Selecção goleia antes do Chipre

Portugal derrotou, sem apelo nem agravo, o Luxemburgo, por 5-0, em encontro de carácter particular de preparação para o Euro 2012 realizado esta quarta-feira à noite no Estádio do Algarve. Hugo Almeida apontou dois dos cinco tentos.

- Com clareza, a selecção nacional, orientada por Paulo Bento, passou com distinção o teste perante a selecção do Luxemburgo, ao ganhar por um concludente 5-0 a um adversário que, embora se tenha batido bem, nunca conseguiu contrariar a supremacia da selecção portuguesa. A exibição de Portugal foi melhor nos segundos 45 minutos, período em que o Luxemburgo surgiu já mais desgastado fisicamente. Destaque, entre as escolhas de Paulo Bento, para as excelentes actuações, principalmente, dos defesas-laterais João Pereira e Fábio Coentrão, sendo que este último até se estreou a marcar pela selecção portuguesa, com um golo de cabeça. O atacante Hugo Almeida, autor de dois dos cinco golos, também merece nota positiva. Portugal jogará agora no Chipre no dia 2 de Setembro, no antepenúltimo jogo da selecção treinada por Paulo Bento na fase de qualificação para o Europeu de futebol de 2012, cuja fase final terá palco na Polónia e na Ucrânia.

- Grande defesa do guarda-redes do Luxemburgo a remate de Nani, ao minuto 90.

- Defesa-central Bruno Alves viu o cartão amarelo ao minuto 85. O primeiro do jogador do Zenit, da Rússia, ao serviço da selecção nacional portuguesa, ao cabo de 42 internacionalizações.

- Magnífica defesa de Rui Patrício ao minuto 84, a negar o golo ao Luxemburgo, naquela que foi a ocasião mais clara de golo dos luxemburgueses em todo o desafio.

- Grande golo de Hugo Almeida, ao minuto 59. Remate de primeira, cruzado, desferido com o pé esquerdo. Um golo, soberbo, que levantou o Estádio do Algarve. Varela e Sílvio já estão em campo.

- Aos 56 minutos, bom remate de Raúl Meireles, médio do Liverpool, de fora da grande área, para defesa segura do guardião luxemburguês.

- André Santos, médio, perto do golo ao minuto 53. Remate rasteiro com o pé direito, com a bola a sair ao lado do poste esquerdo da baliza defendida pelo guarda-redes do Luxemburgo.

- Aos 48 minutos, Fábio Coentrão, com um bom cabeceamento na pequena área, depois de um cruzamento da direita de João Pereira, faz o 3-0. É o primeiro golo de Fábio Coentrão pela selecção nacional A de Portugal.

- Ricardo Carvalho, Raúl Meireles, Nani e Hugo Almeida entraram no início do segundo tempo. Fábio Coentrão, de cabeça, ao minuto 47, aumenta o score para 3-0, favorável a Portugal, e estreia-se a marcar pela principal selecção portuguesa.

- Portugal vence o Luxemburgo por 2-0 ao intervalo, em jogo de preparação para o Euro 2012 com palco no Estádio do Algarve. Hélder Postiga, aos 25', e Cristiano Ronaldo, aos 44', marcaram os golos até ao momento.

- Portugal bate o Luxemburgo por 2-0 ao intervalo, num encontro em que, aos poucos, e mesmo sem brilhar, a selecção nacional está a justificar a vantagem, pois é, claramente, superior ao adversário. Os luxemburgueses estão a dar uma boa réplica, mas ainda não exibiram argumentos capazes para contrariar o maior potencial e a maior qualidade da selecção nacional, comandada por Paulo Bento.

- Cristiano Ronaldo amplia a vantagem de Portugal frente ao Luxemburgo para 2-0 ao minuto 44, na transformação irrepreensível de um pontapé livre directo em posição frontal.

- Hélder Postiga faz o 1-0 para a Portugal ao minuto 25. Chapéu com o pé esquerdo ao minuto 25, no seguimento de uma insistência de Cristiano Ronaldo. Foi o 16.º golo do avançado do Sporting com a camisola da selecção nacional A de futebol.

-Luxemburgo cria relativo perigo ao minuto 14, na sequência de um desvio subtil na pequena área após um lançamento de linha lateral. A bola saiu por cima da baliza defendida por Rui Patrício.

- Remate de Danny ao minuto nove, descaído para a esquerda, com a bola a sair ao lado do poste esquerdo da baliza do Luxemburgo.

- A presença no onze inicial do guarda-redes Rui Patrício e do médio André Santos, ambos do Sporting, são as novidades no onze escalado por Paulo Bento, seleccionador nacional, para a recepção desta quarta-feira à noite ao Luxemburgo.

- Paulo Bento escolheu o seguinte onze inicial para o particular com o Luxemburgo no Estádio do Algarve: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; André Santos, João Moutinho e Rubén Micael; Cristiano Ronaldo, Danny e Hélder Postiga.

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.