Rui Patrício será o número 1 mais jovem de sempre

O guarda-redes que Paulo Bento lançou em 2006 ganhou a titularidade a Eduardo e será o mais novo guarda-redes a defender as redes da seleção portuguesa num Europeu.

Rui Patrício nunca irá esquecer o dia 19 de novembro de 2006. O Sporting jogava nos Barreiros, frente ao Marítimo, e o jovem guardião de apenas 18 anos fez a sua estreia de leão ao peito. Era Paulo Bento o treinador e viu a sua equipa vencer graças a uma tremenda exibição de Rui Patrício, que até defendeu um penálti. Estava lançado o futuro - agora presente - da seleção portuguesa.

O então jovem Rui Patrício esteve até longe de convencer nas primeiras épocas em Alvalade, cometendo os erros próprios de um guardião inexperiente. Esta temporada, no entanto, chegou a afirmação plena de um guarda-redes que deu muitos pontos ao Sporting no campeonato e que carregou os leões nas suas luvas até às meias finais da Liga Europa. E agora terá no Europeu a grande montra para a sua afirmação internacional.

Paulo Bento habituou cedo o guardião português a ser um jovem entre jogadores experientes; agora, apesar de "já" ter 24 anos e seis épocas de alta competição, será o mais novo guarda-redes a defender a baliza de Portugal num Europeu, estreando-se dois anos antes de Vítor Baía.

Rui Patrício chegou ao estatuto de indiscutível na baliza da equipa das "quinas" depois de Eduardo ter perdido a titularidade. Aquele que foi considerado o "herói" de Portugal no Mundial da África do Sul, depois de uma temporada positiva no Sporting de Braga, esteve longe de fazer uma boa época no Génova e acabou emprestado ao Benfica, onde mal saiu do banco de suplentes. A perda da titularidade na seleção portuguesa foi uma questão de tempo.

O lote de guarda-redes para o Euro 2012 fica completo com a inclusão de Beto. O mais velho dos três guardiões (tem 30 anos) foi cedido pelo FC Porto ao Cluj, da Roménia, com o objetivo de jogar para conseguir uma vaga no Euro 2012. Missão cumprida, depois de um ano onde protagonizou uma boa temporada.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG