Recital de Moutinho merecia mais do que o "play-off"
João Moutinho assistiu Varela (30'), Nani (36') e Postiga (78') para os golos do triunfo frente ao Luxemburgo, reduzido a dez quando estava 0-0. Portugal não fez por merecer mais do que o "play-off".
"Play-off" confirmado. Portugal vai ter que esperar para descobrir quem será o adversário a separá-lo do Mundial 2014, depois de não ter conseguido alcançar o apuramento direto para o Brasil. A seleção nacional precisava de esperar por um triunfo do Azerbaijão frente à Rússia e de golear o Luxemburgo para se apurar já, mas nada de concretizou: a formação "azere", reduzida a dez, ainda conseguiu um por si só surpreendente empate, 1-1, mas Portugal ficou-se por um modesto 3-0 em Coimbra.
Sem Cristiano Ronaldo e depois do humilhante empate frente a Israel, Portugal, apesar do triunfo, podia e deveria ter feito bem mais contra um Luxemburgo que ficou reduzido a dez unidades antes da meia hora de jogo. E se um Mundial sem o extremo do Real Madrid parece inadmissível para os adeptos de futebol, o mesmo poderá ser dito sem o João Moutinho que se apresentou em Coimbra em excelente forma, tornado-se no melhor assistente da fase de qualificação europeia para o Mundial.
Das nove assistências (mais três do que Ibrahimovic e quatro do que Özil e Ribéry) que fez na fase de apuramento, três dos passes para golo de João Moutinho foram feitos em Coimbra, num jogo em que teve em Josué uma boa companhia no meio-campo. Já depois de Joachim ter sido expulso, o médio do AS Mónaco assistiu o seu ex-companheiro no FC Porto para o 1-0, aos 30'. Sem fazer, naturalmente, esquecer Ronaldo, Varela acabou por se apresentar em bom nível, tal como Coentrão e Nani.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O extremo do Manchester United pôs fim a um jejum de 16 meses sem marcar por Portugal, ao ampliar para 2-0 aos 36', após passe de calcanhar de Moutinho. Portugal parecia ter desatado o "nó" rumo à goleada, mas seguiu-se uma segunda parte de enorme apatia, na qual a maior quebra de rendimento coincidiu com a coexistência de Postiga e Hugo Almeida no ataque. Sereno e Antunes também foram lançados no segundo tempo, enquanto Bruma, que foi "tirado" aos sub-21, não saiu do banco e não conseguiu tornar-se no estreante mais novo desde Cristiano Ronaldo.
Hélder Postiga, acabou por conseguiu atenuar a má segunda parte, ao fazer o 3-0, aos 79', após cruzamento de Josué e desvio de cabeça de Moutinho. Nani e Hugo Almeida, este desastroso na finalização, ainda atiraram bolas ao ferro, mas Portugal não alcançou a goleada que se exigia e voltou a desiludir, tendo em conta que um 3-0 frente ao Luxemburgo, com uma hora de jogo em superioridade numérica, não é atestado de qualidade para nenhuma seleção. Para chegar ao Brasil, é certo, será preciso fazer mais.
Filme do jogo:
90+2' Final do jogo! Portugal vai ao "play-off" de acesso ao Mundial 2014. Os quatro possíveis adversários só serão, todos, conhecidos às 22.00.
90' Dois minutos de compensação...
90' O Azerbaijão, reduzido a dez, faz o 1-1 frente à Rússia. Tarde de mais...
89' Pontapé livre de Nani, desenquadrado com o alvo
88' Postiga coloca a bola no fundo das redes, mas o jogo já tinha sido interrompido, por falta sobre Moutinho, que teria feito a quarta assistência.
85' Que falhanço de Hugo Almeida! Completamente sozinho, o ponta-de-lança só tinha que encostar o cruzamento de André Almeida, mas atirou à trave. Youtube à vista...
82' Substituição no Luxemburgo. Saiu Daniel da Mota e entrou Martino.
82' Portugal arranca alguns aplausos nos últimos minutos, o que não invalida a péssima segunda parte.
79' GOLO DE PORTUGAL! HÉLDER POSTIGA FAZ O 3-0! Cruzamento de Josué, desvio de cabeça de Moutinho e finalização certeira do avançado, na grande área. É o 27.º golo em 65 jogos por Portugal.
78' Remate forte de Antunes, para defesa de Joubert.
76' Substituição em Portugal. Saiu Coentrão e entrou Antunes.
75' Perdida de Hugo Almeida, que após cruzamento de Nani falhou o remate, quando tinha tudo para faturar.
72' O apetecível reencontro com a Bósnia sofre um revés: a Bósnia já está a vencer por 1-0 na Lituânia. Assim, nem Bósnia, nem Grécia no "play-off". Entretanto, o Azerbaijão foi reduzido a dez unidades.
71' Nani volta a cabecear à trave, desta vez na sequência de um pontapé de canto.
70' Cartão amarelo para Gerson, por falta sobre Postiga.
70' Antunes, André Martins e Éder aquecem. Bruma foi "tirado" aos sub-21 para, aparentemente, ficar no banco.
68' Remate de Laterza, para defesa de Rui Patrício. Ficou por marcar pontapé de canto.
67' Os adeptos assobiam, numa altura em que a seleção pareceu ter desistido de procurar a goleada..
65' Rui Patrício segura o 2-0, após remate forte de Gerson. Fica o aviso...
63' Cartão amarelo para Coentrão, por conduta antidesportiva. Despropositado.
61' Substituição no Luxemburgo. Saiu Ben Payal e entrou René Peters.
60' Remate de Nani, sem perigo para o Luxemburgo.
59' Substituição em Portugal. Saiu Ricardo Costa e entrou Sereno.
58' Substituição em Portugal. Saiu Miguel Veloso e entrou Hugo Almeida.
57' Ricardo Costa parece estar lesionado. Sereno aquece...
55' Paulo Bento prepara a primeira alteração: vai entrar Hugo Almeida.
53' No grupo de Portugal parece estar tudo decidido, mas no grupo G pode haver uma surpresa: a Grécia está a vencer o Liechtenstein e a Bósnia continua a zero na Lituânia. Com estes resultados, a equipa de Fernando Santos vai ao Mundial e a Bósnia é remetida para o "play-off"... Fase em que perdeu com Portugal no Mundial 2010 e no Euro 2012.
50' Nani falha por pouco! Bom cruzamento de Varela, ao qual Nani não chegou por milímetros.
48' Portugal perto do 3-0! Jogada de insistência de Nani e Postiga, que quase resulta num autogolo. Chegou a gritar-se "golo!" em Coimbra.
46' Início da segunda parte. Bola para o Luxemburgo.
- Substituição no Luxemburgo. Saiu Bensi e entrou Antonio Luisi.
45+2' Intervalo em Coimbra. Portugal está a vencer o Luxemburgo por 2-0, golos de Varela e Nani, servidos por Moutinho, mas em vão: a Rússia está a vencer no Azerbaijão, por 1-0, ao intervalo. "Play-off" à vista.
45+2' Defesa a dois tempos de Rui Patrício, após pontapé livre de Bensi.
45' Um minuto de compensação...
44' Golo anulado a Coentrão! Fora-de-jogo assinalado ao lateral esquerdo, que "fuzilou" a baliza, após mais um passe magistral de Moutinho, o melhor em campo na primeira parte. A decisão pareceu ter sido acertada por parte do auxiliar.
43' Joubert evita o 3-0! Pontapé livre de Josué, para defesa do guarda-redes; na recarga, Ricardo Costa não conseguiu desviar para a baliza e Varela, na sequência do lance, não conseguiu o remate acrobático.
41' Cartão amarelo para Chris Philips, por derrubar Nani à entrada da grande área. Foi por pouco que o Luxemburgo não ficou reduzido a nove unidades...
38' Golo muito festejado por Nani, que abraçou Paulo Bento após ter marcado pela primeira vez desde junho de 2012.
36' GOLO DE PORTUGAL! NANI FAZ O 2-0! Excelente golo do hoje capitão da seleção nacional, com um remate forte na grande área, após assistência com o calcanhar de Moutinho. É o 14.º golo em 70 jogos por Portugal.
35' Nani deixa escapar a bola na grande área. Portugal procura o 2-0 antes do intervalo.
33' O Luxemburgo recua, naturalmente, no terreno. Portugal tem "obrigação" de golear, embora isso já não garanta o apuramento direto para o Mundial.
30' GOLO DE PORTUGAL! SILVESTRE VARELA FAZ O 1-0! Servido por João Moutinho, o extremo do FC Porto passou por Laterza, contornou Joubert e encostou para o 1-0. Quarto golo em 20 jogos por Portugal.
29' Paulo Bento mandou Hugo Almeida aquecer.
28' Cartão vermelho para Joachim! O avançado do Luxemburgo recebe ordem de expulsão, após entrada sobre André Almeida.
25' Mutsch falha o remate na grande área, após corte incompleto de Neto.
25' Cruzamento de Varela, na grande área, para uma zona onde não estava ninguém.
23' Joubert evita o 1-0! Bom cabeceamento de Nani, após livre de Moutinho, para uma excelente defesa do guardião luxemburguês.
20' Depois de uma entrada promissora, Portugal não está a conseguir criar grandes lances de perigo.
17' Bom cruzamento de Nani, mas Postiga e Varela não chegaram a tempo do desvio.
15' Se ainda havia esperança, eis um forte revés para Portugal: a Rússia já está a vencer no Azerbaijão, por 1-0. Portugal está remetido ao "play-off".
13' Fábio Coentrão atira à trave! Cabeceamento do lateral esquerdo, após cruzamento de João Moutinho, mas a trave negou o 1-0 a Portugal.
11' Luxemburgo cria perigo. Remate forte de Daniel da Mota, a passar um pouco por cima do alvo.
10' Remate de João Moutinho, para mais uma defesa de Joubert.
9' Joubert evita o golo! Depois de uma primeira defesa do guarda-redes, após remate forte de Nani, Postiga, na recarga, atirou para nova intervenção do jogador luxemburguês.
8' Saída rápida de Joubert, a evitar que Postiga ficasse isolado na grande área.
5' Pontapé livre de João Moutinho, à procura de um desvio, sem perigo para o guarda-redes Joubert.
3' Má opção de Postiga, que rematou do "meio da rua" quando tinha espaço para progredir.
2' Cruzamento de André Almeida para o cabeceamento de Varela; a bola saiu por cima do alvo.
1' Josué combina com Postiga, mas o avançado não conseguiu ganhar no corpo-a-corpo com Phillips na grande área.
1' Bulent Yildirim apita para o início do jogo! Bola para Portugal.
PORTUGAL: Rui Patrício; André Almeida, Luís Neto, Ricardo Costa, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Josué; Nani, Silvestre Varela e Hélder Postiga. Suplentes: Beto, Anthony Lopes, Cédric Soares, Antunes, Rolando, Sereno, Custódio, André Martins, Rúben Micael, Bruma, Pizzi e Hugo Almeida.
LUXEMBURGO: Joubert; Laterza, Phillips, Jans, Janisch; Gerson, Mutsch; Daniel da Mota, Payal, Bensi; Joachim. Suplentes: Oberweis, Sckinker, Delgado, Martino, Malget, Hoffmann, May, Peters, Luisi e Bastos.
Entre a esperança no "milagre" e um mero jogo para cumprir calendário, Portugal defronta nesta terça-feira o Luxemburgo (18.00), em Coimbra, no jogo que encerra a fase de qualificação para o Mundial 2014, que a seleção nacional só deverá poder alcançar através do "play-off". Para ainda sonhar com o apuramento direto para o Brasil, a Portugal resta "sonhar" com uma derrota da Rússia, no Azerbaijão, e golear o Luxemburgo, podendo ser necessário alcançar um 6-0.
Este hipotético cenário surge como "castigo" depois de uma fase de qualificação altamente irregular (tendo nas fracas exibições o maior ponto de regularidade), que nem uma vitória sobre o Luxemburgo poderá "lavar". Vencer a 126.ª classificada da hierarquia da FIFA não é um atestado de qualidade para nenhuma seleção, mas esta é uma oportunidade para Paulo Bento e os seus pupilos fazerem as "pazes" com os adeptos antes do "play-off". O tal 6-0 poderia ajudar a isso, mas Portugal só alcançou esse resultado duas vezes: em 1961, com Armando Ferreira, e em 2005, com Scolari.
Privado de Pepe e Cristiano Ronaldo, Paulo Bento poderá lançar Josué e Varela, depois de ter recebido palavras pouco motivadoras por parte do presidente do FC Porto, clube dos dois candidatos à equipa titular. Fábio Coentrão, Neto e Hélder Postiga também deverão começar de início, havendo ainda a expetativa para ver Bruma estrear-se aos 18 anos, sendo o mais novo desde o dia da estreia de Cristiano Ronaldo, há dez anos. Cédric também sonha com os primeiros minutos pela seleção, forçada a subir a "fasquia" face à possibilidade de defrontar a França no "play-off". Contas para fazer mais tarde.