Primeiro jogo decisivo

Portugal não teve muita sorte no sorteio. Desde logo o Brasil. Grande candidato, grande favorito. No grupo e no Mundial. E não teve sorte no primeiro adversário. Devia ter sido a Coreia do Norte. A Costa do Marfim é, talvez, a mais forte selecção de África. Grande equipa, grandes jogadores, muitos deles adaptados ao futebol europeu, como Drogba, Zokora, Romaric. Uma dinâmica impressionante, um bocadinho mecânica, mais previsível e um seleccionar da velha escola jugoslava. Muito, muito difícil, este primeiro adversário de Portugal.

Teria sido melhor que a Costa do Marfim jogasse primeiro com o Brasil e que a nossa selecção pudesse verificar a força de cada um destes adversários. Sobre a Coreia do Norte, é importante que possamos jogar contra esta selecção antes do jogo com o Brasil, porque é a equipa com menos expectativas de apuramento no grupo e Portugal tem de ganhar. E sobretudo, tem de chegar ao jogo com a selecção brasileira com a hipótese de defrontar uma selecção quase apurada. Era bom que Portugal apanhasse uma selecção do Brasil um pouco mais relaxada, menos agressiva, a não precisar tanto do resultado para se apurar.

Acho, no entanto, para Portugal, que o jogo decisivo será o primeiro com a Costa do Marfim. É uma selecção dura e que pode ser uma das grandes revelações do Mundial. E não esquecer que o campeonato se realizará em condições completamente anómalas ao que é habitual. Este pode ser o Mundial das selecções africanas e a Costa do Marfim é a melhor selecção de África. Temos de esperar um grande Portugal .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG