Portugal no pote 2 do sorteio caso chegue ao Brasil
Se chegar ao Mundial 2014, Portugal poderá defrontar Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai ou Suíça na fase de grupos, uma vez que não será cabeça de série.
A FIFA anunciou nesta quinta-feira o "ranking" que servirá de base à definição dos cabeças de série no sorteio da fase final do Mundial 2014 de futebol, que coloca Portugal - caso se qualifique - no pote 2, fora do lote de pré-designados.
Portugal, que terá de disputar os "play-off" da zona europeia de qualificação, é 14.º posicionado e poderá ter "ilustre" companhia no pote 2: Holanda (8.º lugar), Itália (8.º), Inglaterra (10.º), Chile (12.º), Estados Unidos (13.º), Grécia (15.º, mas que também disputará os "play-offs") ou Bósnia-Herzegovina (16.º).
Caso se qualifique para a fase final, a seleção portuguesa já sabe que não evitará um dos primeiros sete colocados do "ranking" - Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, por esta ordem -, além do Brasil, 11.º colocado na classificação da FIFA, mas que entra diretamente no "pote 1" na qualidade de país anfitrião.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O Uruguai é a única das seleções com estatuto de cabeça de série que ainda não garantiu o apuramento para o Mundial -- o que pode permitir a subida de uma das equipas do "pote 2" -, necessitando de disputar um "play-off" com a Jordânia para garantir a presença no sorteio da fase final, que se vai realizar a 06 de dezembro.
A FIFA explicou, em comunicado emitido a 04 de outubro, que o sorteio terá por base o "ranking" de outubro de 2013 (a divulgar na quinta-feira) e não o do mês seguinte, por considerar que beneficiaria de forma injustificada as seleções que disputarão os "play-offs", marcados para 15 e 19 de novembro, no caso europeu.
A organização que rege o futebol mundial passou a basear-se desde 2010 na sua própria classificação para determinar os pré-designados para as fases finais, em vez do anterior sistema que tinha por base os resultados obtidos em edições anteriores das provas e da fase de qualificação.
Além do "ranking", a FIFA adotará "critérios geográficos" para definir a composição dos restantes "potes", durante uma reunião que se vai realizar três dias antes do sorteio, a 03 de dezembro, com o propósito de evitar que duas ou três seleções do mesmo continente sejam sorteadas no mesmo grupo.