Portugal com "imagem arrogante" enfrenta selecção que já está de férias

Guilherme Ramos jogou dois meses na Islândia e revela  o que espera a equipa nacional. O frio ainda não é muito, o adversário joga ao velho estilo inglês e Ronaldo será recebido como um ídolo.

Guilherme Ramos é um avançado de 25 anos do Lourinhanense, que conhece como poucos o futebol islandês, com quem a selecção nacional vai medir forças na terça- -feira, em mais um jogo decisivo tendo em vista o apuramento para o Campeonato da Europa 2012.

Ramos, que tinha acabado a sua licenciatura em jornalismo, aceitou o desafio que lhe foi proposto por um empresário, mas a aventura durou apenas dois meses. Não que a adaptação tenha sido difícil, mas por causa da bancarrota que arruinou um dos países mais ricos do mundo. "Ao fim de pouco tempo percebi que não conseguia trazer o dinheiro para Portugal porque a moeda deles nada valia", contou ao DN.

Nesta curta aventura, no entanto, deu para perceber como é o futebol islandês. Guilherme Ramos revela que a selecção nacional "tem vantagens" em ir agora àquele país nórdico. É que, revela, "o campeonato islandês já terminou, pelo que só os jogadores que alinham no estrangeiro se encontram em actividade". Além disso, acrescenta que "o Inverno só agora vai começar, pelo que ainda não há demasiado frio, nem neve".

Sem esse tipo de contrariedades, Guilherme Ramos reforça a ideia de que "Portugal é naturalmente favorito a ganhar este jogo", ao mesmo tempo que compara a forma de jogar naquele país com "o estilo do futebol inglês dos anos 80 e 90". Na prática, utilizam um estilo "muito directo", baseado em "dois ou três toques na defesa, seguido de lançamentos longos para o ataque". Quanto a individualidades, considera Eidur Gudjhonsen, do Stoke City, "o principal jogador".

Neste contexto, o actual avançado do Lourinhanense acredita numa vitória, até porque a selecção nacional "não vai encontrar um ambiente hostil", antes pelo contrário, pois garante que a forma de jogar dos portugueses "agrada muito aos islandeses que, ao contrário do que se pensa, têm no futebol o desporto preferido".

Também na Islândia, Cristiano Ronaldo "é muito popular" e, tendo em conta que o futebol feminino tem bastante força naquele país, Guilherme Ramos acredita que a estrela portuguesa terá "uma grande recepção". Ainda assim, o avançado revela que, na generalidade, o povo islandês "tem a ideia de que os portugueses são arrogantes", sobretudo por causa da imagem transmitida por José Mourinho, mas também por Cristiano Ronaldo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG