Paulo Bento deixa seleção se falhar Mundial

Em conferência de imprensa, na antevisão do Suécia - Portugal, Paulo Bento deixou claro que deixará cargo se Portugal falhar o Mundial e assumiu: "A nossa estratégia passa por ganhar o jogo. Temos uma vantagem. Vamos jogar com o objectivo de ganhar e carimbar o passaporte para o Brasil. Não preciso de colocar o lugar à disposição. A FPF tem um cláusula que pode accionar."

Faz sentido para este jogo alterar o onze base, ou manter equipa que tem tido sucesso?

É verdade que não tem variado muito.Na fase de qualificação fizemos algumas alterações.Veremos o que vamos fazer.

Se não sofrer garante o apuramento. É importante marcar.

Sim. A nossa estratégia passa por ganhar o jogo. Temos uma vantagem. Vamos jogar com o objectivo de ganhar. Não estamos obcecados com o momento em que o vamos fazer. Os jogadores sabem que ao fazermos um golo as coisas estão resolvidas. mas também um momento adversário estaremos reparados para inverter o resultado. a nossa estratégia passa por ganhar. e carimbar o passaporte para o Brasil.

Não espera alterações na Suécia. Que Suécia espera?

Vamos ver. Temos uma estratégia que já a delineámos. Estou confiante que os jogadores saberão interpretá-la. Temos de nos adaptar com as dificuldades que nos vão colocar. É uma equipa com personalidade.Poderá colocar mais gente na zona ofensiva. Como poderá remeter-se no seu meio campo.Pelo nosso lado, queremos ter a bola. Dominar e marcar.

O teto poderá estar aberto. O frio poderá ser dificuldade?

Não. Estamos habituados a qualquer condição . Seremos uma equipa ofensiva, agressiva. Não terá qualquer influencia as condições do estádio.

Resultado por 1-0 irá para penaltis.A Suécia tem treinado os penaltis. E Portugal?

Sim, claro. Temos treinado.

Será um drama este jogo?

Os jogos de futebol não são dramas nem tragédia. São competições.Um drama não será de certeza. Duas boas equipas. Uma irá ao Mundial. Tentaremos ser os mais fortes. Jogaremos para ganhar. O futebol é uma festa.

Como estão os jogadores a sentir este jogo?

O minuto de silêncio é um questão de respeito pela morte de um jovem jogador [Alex Marques].

O grupo está concentrado . Focado. Tudo normal.

Afirmou que plano não vai variar muito em relação a sexta feira. A segunda parte do jogo na luz ajuda a ir por esse caminho?

Se formos só defender será um risco. Também é evidente que iremos jogar com um adversário de qualidade. Jogadores fortes no jogo aéreo. Situações de jogo direto. A estratégia passa por saber o que fazer com a bola.Que é vencer o jogo.

O seleccionador suecos admitiu que se for eliminado irá meter o lugar à disposição. E no seu caso?

Os portugueses sofrem tanto com o desemprego que será mais um. Não preciso de colocar o lugar à disposição. A FPF tem um cláusula que pode accionar. Espero que durmam tranquilos como eu o farei. Independente do que aconteça será um orgulho para mim o cargo que ocupo.

Internamento de Pinto da Costa...

Aproveito para desejar as melhoras e restabeleça o mais rápido possível. E que tenha muitos anos de vida com saúde. Os dramas da vida são estes. Os problemas de saúde.

Este Suécia - Portugal é o jogo mais importante para esta geração desde o Portugal - Espanha das meias finais do Europeu?

Não sei se será mais importante que o Portugal - Bósnia de 2011.

Para mim é mais um jogo. Mas é muito importante . Não é mais importante por causa do Mundial ser no Brasil.

Declarações recolhidas em conferência de imprensa

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG