Ronaldo: Portugueses têm de aprender a valorizar o produto da casa

Numa entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa, o futebolista considerou que o povo português deve aprender, tal como fazem os espanhóis, a valorizar mais "o produto da casa" e não tanto os estrangeiros.

"Espanha tem uma cultura de que gosto, são um povo extrovertido e valorizam o que é deles, algo que devemos aprender em Portugal: não valorizar tanto os estrangeiros, mas sim 'o produto da casa'", disse Ronaldo numa conversa gravada com Marcelo Rebelo de Sousa e hoje exibida no congresso 'Football Talks'.

Admitindo ter sofrido influências das culturas inglesa e espanhola, Cristiano Ronaldo referiu que o "povo português é pessimista" apesar de "ter muito potencial".

Numa conversa gravada na sua casa em Madrid, e durante a qual não se falou diretamente de futebol, o jogador do Real Madrid, que na segunda-feira conquistou a terceira Bola de ouro da carreira, voltou a garantir que quer "ser o melhor".

"O mundo sou eu, eu quero ser o melhor na minha profissão, temos que pensar que o mundo somos nós", afirmou Cristiano Ronaldo, pouco antes de a conversa ter sido momentaneamente interrompida pela entrada do seu filho, vestido de super-homem.

Cristiano Ronaldo, que aos 18 anos se transferiu do Sporting para o Manchester United, admitiu ter tido alguma sorte durante a sua carreira, mas considerou que trabalho é a palavra-chave.

"A sorte dá muito trabalho, tive sorte de ter uma oportunidade, mas soube aproveitá-la", disse, acrescentando: "A palavra trabalho é a chave para o sucesso e obviamente ter um bocadinho de sorte dá jeito".

Aos 29 anos, o 'capitão' da seleção portuguesa afirmou que "para triunfar são precisas regras: disciplina, dedicação, empenho e solidariedade" e reconheceu que atualmente tudo é mais difícil: "o que no princípio era um divertimento passou a ser uma responsabilidade".

Cristiano Ronaldo, que na época passada venceu, ao serviço do Real Madrid, a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, Supertaça Europeia e Taça do Rei, conquistou segunda-feira a sua terceira Bola de Ouro, depois das conseguidas em 2013 e 2008.

O 'Football Talks', evento promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, junta até quinta-feira, no Centro de Congressos do Estoril, várias figuras do futebol mundial.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.