Dezassete repetentes e seis estreantes

A seleção portuguesa de futebol terá no Brasil 17 jogadores que já estiveram em fase finais e seis que se vão estrear, de acordo com o 'corte' feito esta segunda-feira pelo selecionador Paulo Bento, que anunciou os 23 eleitos.

Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Ricardo Costa, Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso, Hugo Almeida, João Moutinho, Nani, Rui Patrício, Eduardo, Beto, Fábio Coentrão, Ruben Amorim, João Pereira e Varela são os repetentes.

Por seu lado, André Almeida, Luís Neto, William Carvalho, Rafa, Vieirinha e Éder nunca tinham estado em qualquer fase final, sendo que nenhum soma mais do que seis internacionalizações "AA", totalizando 23, em conjunto.

O "capitão" e grande "estrela" da equipa, Cristiano Ronaldo, é o único que vai disputar uma sexta fase final consecutiva, num trajeto iniciado no Euro2004, enquanto Hélder Postiga, que falhou o Mundial2010, cumprirá a quinta presença.

Por seu lado, Ricardo Costa, Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso e Hugo Almeida vão para a quarta, João Moutinho, Nani, Rui Patrício, Eduardo, Beto e Fábio Coentrão para a terceira e Ruben Amorim, João Pereira e Varela para a segunda.

Em matéria de Mundiais, Ronaldo e Ricardo Costa são os únicos que cumprirão o terceiro, enquanto Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso, Hugo Almeida, Eduardo, Beto, Fábio Coentrão e Ruben Amorim repetem 2010 e Hélder Postiga 2006.

Além dos seis estreantes em fases finais, também João Moutinho, Nani, que chegou a estar convocado em 2010, Rui Patrício, João Pereira e Varela disputam a primeira vez a fase final de um Mundial.

Em relação à outra fase final sob o comando de Paulo Bento, o Europeu de 2012, são 16 os repetentes, o que significa que apenas ficaram de fora sete jogadores: Miguel Lopes, Custódio, Ruben Micael, Hugo Viana, Nelson Oliveira, Rolando e Ricardo Quaresma.

Rolando e Ricardo Quaresma foram hoje dois dos sete excluídos por Paulo Bento, que também não incluiu nos 23 o guarda-redes Anthony Lopes, o defesa Antunes, os médios André Gomes e João Mário e o extremo Ivan Cavaleiro.

A fase final do Mundial de 2014 realiza-se de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG