Da vergonha do Bessa ao "burro" de Scolari

A selecção portuguesa de futebol e a Finlândia encontram-se quarta-feira pela nona vez, num histórico de confrontos marcados pela goleada nórdica no Bessa e pelo "burro" do antigo seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari.

No confronto directo, Portugal leva vantagem sobre os finlandeses, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, embora não tenha vencido nenhum dos últimos três encontros, todos já disputados no século XXI, somando uma derrota e dois empates, ambos na fase de qualificação para o Euro2008, na Áustria e na Suíça.

Portugal iniciou, em 2006, uma sofrida campanha de apuramento em Helsínquia, com um empate a uma bola, tendo os nórdicos se adiantado no marcador por intermédio de Johansson, mas Nuno Gomes deu o empate a Portugal.

A precisar de apenas um ponto para se qualificar, a "equipa das quinas" fechou, no ano seguinte, o apuramento no Estádio do Dragão, frente à mesma Finlândia, conseguindo um suficiente nulo, num encontro marcado pela brusca saída da sala de imprensa do antigo seleccionador Luiz Felipe Scolari.

"Portugal consegue a qualificação e o burro sou eu? O ruim sou eu? E Portugal qualificou onde? Na baía das almas? Ou vocês estão mal acostumados ou então não sei", atirou Luiz Felipe Scolari, irritado com as perguntas dos jornalistas.

Apesar destes dois empates e de não ter conseguido vencer qualquer um dos três adversários directos na qualificação, Portugal conseguiu apurar-se para o Euro2008, no qual foi eliminado nos quartos-de-final.

Cinco anos antes do encontro do Estádio do Dragão, Portugal e Finlândia já se tinham encontrado na cidade do Porto, num particular de muito más memórias para as cores lusas.

Na preparação para a participação no Mundial2002, na Coreia do Sul e Japão, Portugal foi goleado em casa pela Finlândia, por 4-1, saindo, a equipa comandada por António Oliveira, debaixo de um enorme coro de assobios do Estádio do Bessa.

Comandada pelo experiente Jari Litmanen, autor de dois golos, a Finlândia foi claramente superior a Portugal, com Kolkka e Forssell a marcarem os dois outros tentos nórdicos, enquanto Sérgio Conceição minimizou os números da derrota, num encontro em que Simão Sabrosa se lesionou com gravidade num joelho, falhando o Mundial2002.

O actual seleccionador nacional, Carlos Queiroz, reencontra a Finlândia, com quem tinha jogado a 11 de Setembro de 1991, em encontro de qualificação para o Euro92, com César Brito a marcar o único golo do triunfo luso.

Um ano antes, na mesma fase de qualificação, mas ainda com Artur Jorge à frente da equipa, Portugal tinha empatado a zero em Helsínquia.

O primeiro encontro entre as duas selecções realizou-se a 22 de Setembro de 1982, na qualificação para o Europeu de 1984, com Portugal a vencer na capital finlandesa por 2-0, com golos de Tamagnini Nené e António Oliveira.

No ano seguinte surgiu a maior goleada lusa frente à Finlândia, com Jordão, Carlos Manuel, Ikalainen, na própria baliza, José Luís e Oliveira a marcarem os cinco golos portugueses no Estádio José Alvalade.

Em 1986, as duas equipas encontraram-se pela primeira vez num encontro particular, em Leiria, e que acabou com uma igualdade a uma bola, com Diamantino a marcar o golo luso e Hjem o tento nórdico.


Os oito encontros com a Finlândia

- 22/09/82 Finlândia (F), 2-0, em Helsínquia, Europeu (Tamagnini Nené, António Oliveira)
- 21/09/83 Finlândia (C), 5-0, em Lisboa, Europeu (Jordão, Carlos Manuel, Ikalainen pb, José Luís, Oliveira)
- 22/01/86 Finlândia (C), 1-1, em Leiria, Particular (Diamantino Miranda/ Hjem)
- 12/09/90 Finlândia (F), 0-0, em Helsínquia, Europeu
- 11/09/91 Finlândia (C), 1-0, no  Porto, Europeu (César Brito)
- 27/03/02 Finlândia (C), 1-4, no Porto, Particular (Sérgio Conceição/ Kolkka, Forssell, Litmanen 2)
- 06/09/06 Finlândia (F), 1-1, no Porto, Europeu (Nuno Gomes/ Johansson)
- 21/11/07 Finlândia (C), 0-0, Porto Europeu

Balanço (Jogos, vitórias, empates, derrotas, golos)
Oficiais: 6, 3, 3, 0, 9-1
Particulares: 2, 0, 1, 1, 2-5
Casa: 5, 2, 2, 1, 8-5
Fora: 3, 1, 2, 0, 3-1
Total: 8, 3, 4, 1, 11-6

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG