Cristiano Ronaldo renasce com a bênção de Bento

Feliz com Scolari, CR7 somou polémicas na era Queiroz. Parecem ter voltado bons tempos.

Cristiano Ronaldo fez sexta-feira, no Dragão, o primeiro jogo pela selecção após o Mundial 2010, disputado na África do Sul. A estrela do Real Madrid como que renasceu das cinzas na segunda parte, altura em que, tal como escreveu o diário espanhol Marca, mostrou-se "particularmente cooperante com os seus companheiros". Resultado: apareceu finalmente o golo que tanto procurou. Prova da sua insistência são os 11 remates que fez à baliza dinamarquesa.

O número 7 alcançou o 24.º golo ao serviço da equipa das quinas, sendo o sexto melhor marcador de sempre atrás de Pauleta (47) Eusébio (41), Figo (32), Nu- no Gomes (29) e Rui Costa (26). Uma história que começou num dia amargo para Portugal, preci- samente no jogo de abertura do Euro 2004, no Dragão. O golo de cabeça de Ronaldo não chegou para evitar a vitória da Grécia.

Mais de seis anos depois, o atleta do Real Madrid bem pode dizer que viveu os melhores momentos na selecção com Luiz Felipe Scolari, com quem se estreou e marcou 21 golos. Com Carlos Queiroz viveu a fase mais conturbada, com polémicas, lesões e apenas dois golos marcados... um de penálti num particular com a Finlândia e o outro arrancado a ferros na goleada de 7-0 à Coreia do Norte, no Mundial da África do Sul.

Na estreia de Paulo Bento como seleccionador pareceu renascido para a equipa nacional. Começou por fazer uma assistência para Nani abrir o marcador e fechou as contas do jogo, com o golo que deu a tranquilidade à equipa (3-1). Frente à Islândia poderá dar continuidade a um caminho iniciado com Scolari e que, pelo ritmo que levava, iria fazer com que tirasse Pauleta do trono de rei dos golos de quinas ao peito.

José Mourinho está encantado com Cristiano Ronaldo no Real Madrid, mas pelos vistos também na selecção. Ontem, em declarações à estação de televisão Telemadrid deixou claro isso mesmo: "Não tenho dúvidas: Cristiano é o número 1 do mundo."

Foram vários os ecos da vitória de Portugal na imprensa europeia, mas quase todos destacaram a brilhante exibição de Nani. Foi de tal forma que Alex Ferguson, treinador do Manchester United, também decidiu elogiar ontem aquele que tem sido um dos seus melhores jogadores esta época. "Temos uma equipa forte e é certo que o Nani tem o seu papel im- portante. Aliás, ele está a jogar de forma fantástica este ano", disse, revelando que no início da época espicaçou-o com uma frase: "Disse-lhe para me mostrar de que massa é feito."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG