23 fevereiro 2016 às 01h05

Rehm, o amputado que reclama um lugar nos Jogos Olímpicos

O atleta paralímpico alemão tem como melhor marca 8.40 metros no salto em comprimento, que lhe daria o ouro em Londres em 2012

Nuno Fernandes

O atleta paralímpico alemão Mar-kus Rehm, 27 anos, quer entrar para a história e seguir o exemplo de Oscar Pistorius, tornando-se o segundo amputado a participar numa edição dos Jogos Olímpicos. Neste domingo, em Glasgow, na Escócia, Rehm voltou a estar em destaque, triunfando na prova (onde competiu com não amputados) de salto em comprimento indoor com uma distância de 8.10 metros, um resultado que trouxe de novo a discussão, pois bateu por dois centímetros o segundo classificado, o australiano Fabrice Lapierre.

O atleta germânico, que tem como recorde pessoal (e mundial) um salto de 8.40 metros, alcançado no ano passado em Doha - distância que lhe conferia a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres -, perdeu a perna direita aos 14 anos, num acidente de barco. Mas, dados os seus bons registos, pretende ter a oportunidade de competir ao lado dos maiores atletas do salto em comprimento.

Para estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, Markus Rehm precisa de uma autorização especial da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e terá de provar que a prótese que utiliza na perna direita não lhe dá qualquer tipo de vantagem em relação aos adversários. "Já contactámos a IAAF para saber concretamente o que pretendem e para evitar fazer testes inúteis. Só admito ir aos Jogos caso seja justo para todos", referiu Rehm.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.