Um dia com Ticha

Jogadora da WNBA esteve no Colégio de Calvão. Centenas de miúdas  entre os oito e os 12 anos conviveram com a atleta

O Colégio de Calvão, Vagos, (Aveiro), patrocinou o maior encontro de minibasquetebol feminino alguma vez realizado em Portugal e o evento foi abrilhantado com a presença da estrela mais cintilante do firmamento basquetebolístico nacional: Ticha Penicheiro.

A atleta portuguesa, a única que actua na WNBA - o campeonato de basquetebol feminino norte-americano -, ao serviço das Sacramento Monarchs (actualmente cumpre a época de Inverno em Itália), encheu de alegria os corações de perto de 450 pequenas jogadoras, oriundas dos quatro cantos do País, que se juntaram para durante um dia praticar a modalidade que mais gostam, bem como conhecer a base internacional, nascida na Figueira da Foz.

Com a simpatia que lhe é característica, Ticha respondeu a todas as perguntas, posou para as fotografias e deu autógrafos às largas centenas de miúdas (entre os oito e os 12 anos) que compareceram neste convívio. Lembrou que um dia teve a idade delas e que também nessa altura gostava de conviver com os jogadores que idolatrava.

"É um prazer estar aqui e espero ter marcado positivamente algumas destas jovens jogadoras. Nesta idade, o importante é divertirem-se a jogar basquetebol", disse a base, rainha das assistências na WNBA. "Trabalhem para evoluir, mas sem esquecer os estudos! Aproveitem ao máximo, façam muitos amigos e, sobretudo, acreditem nos vossos sonhos", aconselhou a jogadora que há mais de dez anos deixou a Figueira da Foz e partiu rumo à Universidade de Old Dominion, nos Estados Unidos, com o intuito de iniciar uma carreira profissional.

António Veleirinho, um dos responsáveis pela organização do convívio, não podia estar mais satisfeito, pois o evento, abrilhantado pela presença da jogadora, foi um sucesso. "Já há algum tempo tínhamos vontade de trazer cá a Ticha Penicheiro e, depois de alguns contactos com o seu pai, conseguimos! Desta forma foi possível aproximar um ídolo dos atletas mais jovens e estamos muito felizes por ver todas as participantes contentes", referiu, sorridente, acrescentado: "Espero que a Ticha guarde boas lembranças deste dia."

Exclusivos