Tiago Monteiro falha "pole" em prova do WTCC

O piloto português Tiago Monteiro (Honda) vai largar da 11.ª posição nas duas corridas no circuito de Suzuka, Japão, 11.ª e penúltima etapa do Campeonato do Mundo de carros de turismo (WTCC).

"A sessão de qualificação do WTCC no Japão não correu de feição a Tiago Monteiro. O piloto português não conseguiu extrair toda a performance dos pneus novos na sua volta e viu-se relegado para a pior das posições, a 11.ª, inviabilizando o 10.º lugar que lhe daria a 'pole' para a segunda prova", indicou o serviço de assessoria de imprensa do piloto da Honda.

O piloto portuense reconhece que, durante a qualificação, cometeu um erro que lhe vai custar caro.

"Infelizmente não estávamos a conseguir um bom equilíbrio com borrachas novas. Além disso, cometi um erro na minha volta lançada e devia tê-la abortado, deveria ter regressado às boxes e colocado novos pneus. Não o fiz, a achar que o tempo daria para um lugar no top 10", explicou Tiago Monteiro.

Mas os tempos dos restantes pilotos foram melhores do que o previsto e a saída da 11.ª posição pode comprometer os objetivos para a corrida do Japão, onde a Honda corre "em casa".

"Fui surpreendido com os tempos dos outros pilotos. Não tomei a melhor das decisões e vou arcar com as consequências [domingo] nas corridas", salientou.

A sair da sexta linha da grelha, Tiago Monteiro terá de apostar forte num bom arranque.

"Nem sempre é fácil [fazê-lo] no meio do pelotão. Mas agora há que saber lidar com a situação e fazer o melhor possível. Vou dar o meu melhor para subir posições e amealhar pontos. Manter o quarto lugar no Campeonato é o meu principal objetivo nesta fase", concluiu.

Entretanto, o argentino José María López (Citroen) conseguiu a "pole-position" para a primeira corrida e deu mais um passo rumo ao título mundial.

Considerado, no início da época, o terceiro piloto da Citroen, José María López lidera o WTCC com 389 pontos, mais 94 pontos do que o francês Yvan Muller (Citroen).

Até ao final do campeonato só estão em disputa 105 pontos.

As duas corridas do WTCC começam na madrugada de domingo (a partir das 05:00 de Lisboa).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG