Sete mil pessoas participam na São Silvestre de Lisboa

Dulce Félix, Jéssica Augusto e Rui Silva são alguns dos atletas de elite portugueses que participam na V edição da prova.

Dulce Félix, Jéssica Augusto e Rui Silva são alguns dos atletas de elite portugueses que participam na V edição da São Silvestre de Lisboa, com o recorde de sete mil inscrições, esgotadas a três semanas do evento.

A prova, que se disputa a 29 de dezembro, tem este ano como novidade a partida na Avenida da Liberdade, pelas 17.30, mantendo a tradicional "guerra dos sexos", um desafio entre atletas de ambos os sexos, com as atletas femininas a partirem com 2,39 minutos de avanço dos masculinos.

De acordo com Hugo Sousa, diretor da prova, "todos os anos, o desafio, que começou por uma brincadeira, cresce de forma sustentada".

"Todos os anos queremos melhorar o evento. Este ano contamos com sete mil participantes e a grande novidade é a partida da Avenida da Liberdade. Mantemos a guerra dos sexos, que é um conceito vencedor para manter", frisou Hugo Sousa.

Dulce Félix, campeã europeia dos 10 000 metros, Jéssica Augusto, campeã europeia de crosse em 2010 e Sara Moreira, medalha de bronze no Europeu e que se estreia na prova lisboeta, partem para esta edição com vontade de aumentar a diferença no confronto que vencem por 2-1 aos homens.

Jéssica Augusto venceu em 2009 e Dulce Félix em 2010. Em 2011, a campeã europeia foi ultrapassada quase na meta por Hermano Ferreira.

A prova conta com 220 estrangeiros inscritos, com a elite a contar com 50, o número máximo disponível. O trajeto de 10 quilómetros começa na Avenida da Liberdade, passando pelo Rossio, Cais do Sodré, Museu Militar, Praça do Comercio, Marques de Pombal e Praça Duque de Saldanha, com a Praça dos Restauradores como meta.

Dulce Félix, presente na apresentação da prova, prometeu "dar tudo por tudo" para que a equipa feminina ganhe aos homens, alertando, no entanto, que o percurso "é favorável aos atletas masculinos".

Ricardo Ribas, que foi segundo em 2008, brincou ao referir que Dulce está "já a arranjar desculpas" para os resultados, aproveitando para agradecer o convite a Rui Silva à organização, que,"em tempo de crise, conseguiu trazer um campeão" para ajudar os homens a vencer o desafio.

Sara Moreira aceitou o convite por considerar "um desafio interessante", enquanto Rui Silva participa na prova esperando manter a vitória dos atletas masculinos que ocorreu no ano passado.

A São Silvestre de Lisboa é composta por três eventos, a corrida de pequenada, cujo valor de inscrição reverte para a Associação Nariz Vermelho, a Míni São Silvestre, de cinco quilómetros, e os 10 km, com cerca de 5500 inscritos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG