Regata: Oxford com dupla vitória em dia histórico

As equipas masculina e feminina de Oxford venceram este sábado a mítica Regata Oxford-Cambridge que, pela primeira vez na sua centenária história, viu as mulheres remarem no mesmo dia que os homens.

A emblemática competição anual entre duas equipas de remo das universidades de Oxford e Cambridge, no rio Tamisa, entre Putney e Mortlake, em Londres, viveu um momento histórico: pela primeira vez em 88 edições (a corrida feminina começou em 1927), as mulheres competiram no mesmo percurso do rio e no mesmo dia do que os homens.

Para a histórica ficam, por isso, as oito 'Dark Blues' de Oxford, que conquistaram a sua 12.ª vitória frente a Cambridge em 16 anos.

"É um momento fantástico. Conseguir algo assim é incrível. Remar no mesmo trecho de rio do que os homens. Houve tantas mulheres antes de nós que não tiveram esta oportunidade", disse à BBC a presidente do Clube de Barcos feminino da Universidade de Oxford, Anastasia Chitty.

Pouco depois da vitória feminina, Oxford ganhou também a vertente masculina da prova, que nasceu em 1829 e que se tornou anual em 1856.

Esta é o quarto triunfo dos 'Dark Blues' em cinco duelos com os 'Light Blues' de Cambridge.

A equipa masculina de Oxford tem agora 79 vitórias contra 81 dos seus rivais.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG