14 fevereiro 2013 às 11h36

Reeva Steenkamp: Quem era a namorada de Oscar Pistorius?

A notícia da detenção do atleta Oscar Pistorius, principal suspeito da morte de Reeva Steenkamp, sua namorada, comoveu o mundo do desporto. O corpo sem vida da modelo, de 30 anos, foi encontrado esta quinta-feira, com balas na cabeça, no braço e no peito. Mas afinal, quem era Reeva Steenkamp?

Graciosa Silva, com agências

Nascida na Cidade do Cabo, a segunda maior da África do Sul, Reeva definia-se a si mesma na sua página do Twitter como "modelo, concorrente do reality show "Tropika Island of Treasure", licenciada em Direito e filha de Deus".

Como modelo, Reeva foi a primeira cara dos cosméticos Avon no seu país, o que a tornou num rosto muito familiar para os seus compatriotas. Foi também capa da revista masculina FHM e interpretou pequenos papéis na televisão sul-africana. Segundo o jornal espanhol ABC tinha duas paixões: os carros e a cozinha, dizendo também que gostava de passar o seu tempo livre com os amigos e os familiares.

Namorada de Oscar Pistorius desde novembro do ano passado, foi morta a tiro na madrugada desta quinta-feira, dia de São Valentim. Segundo a versão do atleta amputado, o primeiro a participar nos Jogos Olímpicos, este terá confundido a namorada com um ladrão. Jornais como o Daily Mail falam numa possivel surpresa do Dia dos Namorados que Reeva queria fazer a Oscar como cenário para os acontecimentos, o que explica o fato de esta ter aparecido a meio da noite na vivenda do atleta.

Numa entrevista ao mesmo jornal britânico, por altura dos Jogos Olímpicos em Londres, Pistorius revelou que dormia "com uma pistola ao lado da cama e uma metralhadora junto à janela", o que revela, dizem os meios de comunicação britânica, uma certa obsessão pela segurança.

"O que é que tens na manga para amanhã amor?", perguntava a modelo no Twitter horas antes de falecer. Se as suspeitas se confirmarem, Steenkamp, que a semana passada disse em entrevista ao jornal Sunday Times que o namorado era "um homem impecável, de grande coração", pode ter sido vítima da sua própria surpresa de São Valentim.