Red Bull Air Race regressa ao Porto e alterna com Lisboa

Os autarcas de Lisboa e Porto anunciaram hoje que "estão criadas as condições" para que a Rede Bull Air Race se realize alternadamente nas duas cidades, sendo que a edição deste ano poderá decorrer na Invicta.

"Estão criadas as condições entre Lisboa e Porto para, como era desejo e saudável, a corrida se possa realizar alternadamente nas duas cidades ao longo dos próximos anos", anunciou o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), no final de um almoço com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio (PSD).

O autarca do Porto manifestou vontade de a edição deste ano se realizar na Invicta, para poder intercalar com o Circuito automóvel da Boavista. A ideia tem a aprovação do presidente da Câmara de Lisboa que pretende igualmente que a Red Bull Air Race alterne com a realização do festival de música Rock in Rio.

Ambos os autarcas sublinharam que este entendimento terá ainda de passar pelos parceiros do evento, as autarquias de Oeiras e Gaia, o Turismo de Portugal e pela própria Red Bull. "Pode não ser assim, mas dava-nos jeito", declarou Rui Rio. "Convém ao Porto, não desconvém a Lisboa, se convier à Red Bull, tudo bem", resumiu António Costa. "Estamos empenhados nisso, estão criadas condições, vamos ver agora o que dizem os outros parceiros", completou o autarca do Porto.

Acerca dos patrocínios já angariados para que a prova decorresse em Lisboa, António Costa afirmou que "não haverá drama, honrando as responsabilidades". "Está tudo salvaguardado e quando eu digo que há condições, há todas as condições, inclusive essas", sublinhou.

Os autarcas reiteraram que a realização da prova em Lisboa foi colocada pela organização à autarquia da capital e é uma matéria que não tem que ver com uma "competição" entre as duas cidades.

"Nunca esteve no meu espírito que este dossiê Red Bull tenha sido roubado ao Porto por ação da Câmara de Lisboa. Deixei isso muito claro e, alias, o doutor Luís Filipe Menezes [presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia] disse exactamente a mesma coisa", disse Rui Rio. No mesmo sentido, António Costa reafirmou que "nunca foi nada que se tivesse colocado em competição entre uma cidade e outra".

Em dezembro, o Turismo de Lisboa assinou um primeiro acordo com a Red Bull Air Race para a realização de uma prova sobre o Tejo, a partir deste ano. A saída do evento do Porto, onde se realizou durante três anos, provocou inúmeros protestos das instituições da região, nomeadamente devido ao apoio dado pelo Instituto de Turismo à realização do evento na capital. Mas agora chegou o acordo pacificador.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG