Räikkönen conduz um 'Citroën C4' no Mundial
Anúncio oficial do contrato foi feito ontem. O co-piloto do finlandês vai ser Kaj Lindstrom, antigo navegador do campeão Tommi Makinen
O finlandês Kimi Räikkönen protagonizou a última grande transferência da época automobilística: saiu da Ferrari para a Citroën. O campeão do mundo de Fórmula 1 de 2007 vai pilotar um C4 nas 12 etapas do Mundial de ralis de 2010.
O anúncio oficial do contrato foi feito ontem pela Citroën Racing. O piloto, de 30 anos, que ganhou 18 grandes prémios de Fórmula 1, o último dos quais na Bélgica, em Agosto, será integrado na Citroën Junior Team, financiada pela Red Bull. Na mesma equipa está o francês Sébastien Ogier, de 25 anos, campeão do mundo Junior-WRC, em 2008.
"Tenho oportunidade de conduzir um Citroën C4, a melhor viatura do planeta. É um novo desafio, é muito excitante", considerou Räikkönen.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Olivier Quesnel, patrão da Citroën Racing, explicou, num comunicado, que "é com uma grande alegria que acolhemos Kimi Räikkönen, estamos muito orgulhosos pelo facto de ele ter escolhido a Citroën".
Räikkönen, que decidiu fazer um ano sabático da Fórmula 1 depois de ter deixado a Ferrari - o seu lugar será ocupado pelo espanhol Fernando Alonso -, deverá ter uma breve passagem pelo Mundial de ralis. Prevê-se que regresse à Fórmula 1 em 2011, para então conduzir um Red Bull.
"Concluímos um acordo de um ano e decidiremos depois se se prolonga ou não", precisou o finlandês.
O navegador de Räikkönen vai ser Kaj Lindstrom, que durante muito tempo foi co-piloto do tetracampeão mundial Tommi Makinen.
O finlandês vai estrear-se ao volante do C4 no Rali do Árctico, no círculo polar, em Janeiro. A sua estreia no Mundial de ralis será na Suécia, em Fevereiro.