Quem supera André Greipel? O ciclista com mais vitórias em 2014 continua a faturar

Supremacia alemã na Volta à França em bicicleta: sprinter da Lotto ganhou a etapa e o compatriota Tony Martin conservou a amarela, em dia sem mexidas na frente

André Greipel é o tipo de ciclista que, provavelmente, nunca vai ganhar uma Grande Volta. Mas é dos que, paradoxalmente, mais vezes fazem a festa no pódio. Ontem, o homem que maior número de vitórias somou em 2014 (entre etapas e provas curtas) voltou a celebrar: venceu a 5.ª etapa do Tour - a sua segunda conquista na edição 2015, num dia que deixou tudo igual no topo da classificação geral.

Ao mesmo tempo que a França perdeu um dos seus maiores pesos-pesados para a discussão de etapas ao sprint - Nacer Bouhanni (FDJ), o ciclista que sonhava ser lutador de boxe, foi obrigado a desistir, devido a uma queda - a Alemanha confirmou a sua supremacia no Tour gaulês. Três das cinco etapas foram ganhas por germânicos. E Tony Martin (Etixx-Quickstep) foi o primeiro a conseguir conservar a camisola amarela.

Numa etapa sem grande intensensidade (mas com quedas, como sempre, a atrapalhar), a emoção ficou guardada para o sprint final, em Amiens. Aí, André Greipel até partiu tarde, mas ultrapassou toda a concorrência, deixando para trás o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo, o britânico Mark Cavendish (Etixx-Quickstep) e o norueguês Alexander Kristoff (Katusha), que fora o primeiro a lançar-se. "Foi um sprint interessante, porque nenhum de nós tinha os seus lançadores. Tive de improvisar e procurar uma abertura na esquerda. Felizmente, tive força para aguentar", descreveu o alemão, de 32 anos.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG