Primeira corrida nocturna em Portugal com 240 carros
Cerca de 240 carros do campeonato Le Mans Series vão disputar a 01 de Agosto, no Autódromo Internacional do Algarve, os 1.000 quilómetros do Algarve, a primeira corrida nocturna que se realiza em Portugal.
Na prova de resistência, hoje apresentada em Portimão, vão participar vários pilotos portugueses, entre os quais Tiago Monteiro e Pedro Lamy, que no passado fim-de-semana disputaram as míticas 24 Horas de Le Mans.
Tiago Monteiro vai conduzir o protótipo do Team Oreca Matmut AIM, enquanto Pedro Lamy desconhece ainda o carro com que irá competir no Algarve.
Segundo o piloto português "está tudo dependente da participação ou não da Peugeot, sendo que "ainda este mês deverá haver uma decisão" da marca francesa.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Lamy, sexto classificado nas 24 Horas de Le Mans, manifestou-se "optimista" em conseguir um bom resultado na corrida portuguesa, "numa pista muito competitiva e com a aliciante de se realizar à noite".
"Fiquei bastante entusiasmado com a possibilidade de participar nesta prova", disse o piloto português, sublinhando que "será um grande desafio e um teste para todos os pilotos".
Por seu turno, Tiago Monteiro, conduzirá o mesmo carro com que competiu nas 24 Horas de Le Mans, e manifestou-se "confiante em conseguir um lugar entre os 10 primeiros".
"Estou mais ambientado ao carro e, apesar de ter desistido na mítica prova francesa, espero conseguir terminar a corrida e obter uma boa classificação", observou.
Tiago Monteiro, que este ano participa no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), disse ainda que "correr em Portugal é sempre aliciante e um estímulo para lutar por um lugar entre os primeiros".
Além de Pedro Lamy e Tiago Monteiro, participam nos 1.000 quilómetros do Algarve os pilotos portugueses João Barbosa (Peugeot), Miguel Ramos (Ferrari), Miguel Pais do Amaral (Aston Martin) e Francisco Martins (Porsche).
Os 1.000 quilómetros do Algarve, corrida que decorrerá a 01 de Agosto, a partir das 19:00, terão a duração de cerca de seis horas.
O Autódromo Internacional do Algarve vai ainda ser palco, entre 30 de Julho e 02 de Agosto, de 12 provas correspondentes a sete campeonatos: Le Mans Séries, Formula Le Mans, Classic Endurance Racing, Super Copa Seat Leon, Radical European Masters, Superstars e Formula Renault 3.5.
Segundo o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, "será um fim-de-semana em grande, que fará com que o Algarve seja palco de um dos mais emocionante e atractivo evento do ano".
Segundo Paulo Pinheiro, "o investimento ronda os 2,5 milhões de euros, mas haverá retorno, porque há os direitos televisivos e porque a prova realiza-se em plena época de Verão".
"Esperamos ter casa cheia durante os quatro dias do evento", concluiu.
Na apresentação dos "1000 quilómetros do Algarve" participou o "chairman" da Le Mans Séries, Patrick Peter, que destacou "as excelentes condições" do circuito português para a realização da prova.
"É um projecto fantástico e todas as equipas estão entusiasmadas em participar", observou.
Os bilhetes para a prova variam entre os 10 e os 65 euros, sendo que para as crianças com menos de 12 anos a entrada é gratuita.