Primeira corrida nocturna em Portugal com 240 carros

Cerca de 240 carros do campeonato Le Mans Series vão disputar a 01 de Agosto, no Autódromo Internacional do Algarve, os 1.000 quilómetros do Algarve, a primeira corrida nocturna que se realiza em Portugal.

Na prova de resistência, hoje apresentada em Portimão, vão participar vários pilotos portugueses, entre os quais Tiago Monteiro e Pedro Lamy, que no passado fim-de-semana disputaram as míticas 24 Horas de Le Mans.

Tiago Monteiro vai conduzir o protótipo do Team Oreca Matmut AIM, enquanto Pedro Lamy desconhece ainda o carro com que irá competir no Algarve.

Segundo o piloto português "está tudo dependente da participação ou não da Peugeot, sendo que "ainda este mês deverá haver uma decisão" da marca francesa.

Lamy, sexto classificado nas 24 Horas de Le Mans, manifestou-se "optimista" em conseguir um bom resultado na corrida portuguesa, "numa pista muito competitiva e com a aliciante de se realizar à noite".

"Fiquei bastante entusiasmado com a possibilidade de participar nesta prova", disse o piloto português, sublinhando que "será um grande desafio e um teste para todos os pilotos".

Por seu turno, Tiago Monteiro, conduzirá o mesmo carro com que competiu nas 24 Horas de Le Mans, e manifestou-se "confiante em conseguir um lugar entre os 10 primeiros".

"Estou mais ambientado ao carro e, apesar de ter desistido na mítica prova francesa, espero conseguir terminar a corrida e obter uma boa classificação", observou.

Tiago Monteiro, que este ano participa no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), disse ainda que "correr em Portugal é sempre aliciante e um estímulo para lutar por um lugar entre os primeiros".

Além de Pedro Lamy e Tiago Monteiro, participam nos 1.000 quilómetros do Algarve os pilotos portugueses João Barbosa (Peugeot), Miguel Ramos (Ferrari), Miguel Pais do Amaral (Aston Martin) e Francisco Martins (Porsche).

Os 1.000 quilómetros do Algarve, corrida que decorrerá a 01 de Agosto, a partir das 19:00, terão a duração de cerca de seis horas.

O Autódromo Internacional do Algarve vai ainda ser palco, entre 30 de Julho e 02 de Agosto, de 12 provas correspondentes a sete campeonatos: Le Mans Séries, Formula Le Mans, Classic Endurance Racing, Super Copa Seat Leon, Radical European Masters, Superstars e Formula Renault 3.5.

Segundo o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, "será um fim-de-semana em grande, que fará com que o Algarve seja palco de um dos mais emocionante e atractivo evento do ano".

Segundo Paulo Pinheiro, "o investimento ronda os 2,5 milhões de euros, mas haverá retorno, porque há os direitos televisivos e porque a prova realiza-se em plena época de Verão".

"Esperamos ter casa cheia durante os quatro dias do evento", concluiu.

Na apresentação dos "1000 quilómetros do Algarve" participou o "chairman" da Le Mans Séries, Patrick Peter, que destacou "as excelentes condições" do circuito português para a realização da prova.

"É um projecto fantástico e todas as equipas estão entusiasmadas em participar", observou.

Os bilhetes para a prova variam entre os 10 e os 65 euros, sendo que para as crianças com menos de 12 anos a entrada é gratuita.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG