Portugal inicia qualificação em Vila do Conde
A seleção nacional de voleibol inicia na sexta-feira, frente à Grã-Bretanha, o apuramento para o Campeonato da Europa 2013, verdadeira prova de fogo do selecionador Flávio Gulinelli.
Portugal partilha ainda a fase de qualificação para o Europeu2 013, a realizar conjuntamente pela Dinamarca e Polónia, com as seleções da Bielorrússia e da Turquia, defrontando-as no sábado e no domingo, respetivamente.
O Pavilhão de Desportos de Vila do Conde recebe apenas a primeira fase da ronda de qualificação, uma vez que, de 14 a 16 de setembro, decorre a segunda, com as mesmas seleções, em Ancara, na Turquia.
Desde que Flávio Gulinelli assumiu o comando técnico na seleção, em abril, a qualificação para o Europeu2013 tem sido apontado como o objetivo principal pelo italiano, também empenhado na renovação da seleção lusa, com a integração de elementos jovens e a "reforma" de jogadores mais experientes.
De acordo com Gulinelli, o desempenho da seleção no play-off de acesso à Liga Mundial de 2013, no último fim de semana, em Roterdão, "permite encarar com confiança o apuramento", embora "se Portugal tivesse ganho seria ainda melhor".
Falhada a permanência direta na Liga Mundial de 2013, com uma participação sem qualquer triunfo na edição de 2012, Portugal foi obrigado a disputar um play-off com a Holanda, vencedora da Liga Europeia, que se impôs por um duplo 3-2.
Apesar de afastada da Liga Mundial de 2013, a seleção tem vindo a evoluir nos últimos meses, segundo Flavio Gulinelli, que acredita no valor da equipa e na qualificação para o Europeu2013.
Sob comando do italiano, que substituiu no cargo o cubano Juan Diaz, a seleção nacional procura ainda a primeira vitória em encontros oficiais internacionais, já que os únicos triunfos ocorreram em particulares com o Qatar e Irão.
A Grã-Bretanha, primeiro adversário dos portugueses, é uma seleção que vem de disputar os Jogos Olímpicos e que já surpreendeu a equipa das 'quinas', então orientada pelo brasileiro Jorge Schmidt.
A Turquia é outro forte opositor da equipa portuguesa, até porque foi finalista vencida da Liga Europeia de 2012, perdendo no jogo decisivo para a Holanda, por 3-2, enquanto a Bielorrússia é um adversário teoricamente mais acessível.
Os primeiros classificados de cada um dos seis grupos que compõem esta segunda fase apuram-se diretamente para a fase final, que conta já com a presença da Polónia e Dinamarca (organizadores), Sérvia, Itália, Rússia, Eslováquia e Bulgária (apurados pela classificação no Europeu 2011).
Os segundos classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para a terceira ronda, onde disputarão um play-off de dois jogos (casa e fora), que apura os vencedores para a fase final.
O torneio em Vila do Conde será marcado pela iniciativa "Um alimento em vez de um bilhete", que é o lema da campanha de solidariedade levada a cabo pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), durante os três dias de prova.
A iniciativa, inédita a nível de seleções nacionais em competições internacionais oficiais, pretende apelar ao espírito de solidariedade da família do voleibol na luta contra a fome e consistirá na recolha de alimentos não perecíveis.
Programa:
Sexta-feira (07 set)
Portugal -- Grã-Bretanha, 17:00.
Turquia -- Bielorrússia, 19:30,
Sábado (08 set)
Grã-Bretanha -- Turquia, 15:00.
Bielorrússia -- Portugal, 17:30.
Domingo (09 set)
Grã-Bretanha -- Bielorrússia, 16:30.
Portugal -- Turquia, 19:30.