Peugeot faz "dobradinha", Lamy acaba em sexto

O Peugeot 908 HDi-FAP pilotado por Alexander Wurz (Áustria), Marc Gene (Espanha) e David Brabham (Austrália) venceu hoje a 77.ª edição das 24 Horas de Le Mans, numa corrida em que Pedro Lamy, no terceiro Peugeot, foi sexto classificado.

Numa corrida dominada de início a fim pela Peugeot, a marca francesa colocou ainda no segundo lugar um outro carro seu, pilotado pelos franceses Sébastien Bourdais, Stéphane Sarrazin e Franck Montagny, bem como o carro de Lamy, que fez equipa com o austríaco Christian Klien e com o francês Nicolas Minassian.

No entanto, a vitória do carro número 9 da Peugeot acabou mesmo por surpreender, já que este era claramente o terceiro carro da equipa, mas as ocorrências verificadas ao longo da corrida alteraram a estratégia da equipa.

A principal ocorreu logo no início da prova, quando o Peugeot de Lamy, que na altura era o condutor, sofreu um acidente em plenas "boxes", tendo o carro sido obrigado a cumprir uma volta inteira danificado, antes de regressar às "boxes" para ser reparado.

Muito atrasada na classificação, esta equipa trabalhou apenas para recuperar o máximo de posições possível, tendo terminado num excelente sexto lugar.

Das outras três equipas com portugueses, apenas o Pescarolo Judd número 16 da equipa Pescarolo Sport, que integrou João Barbosa, completou a prova, ao terminar a corrida no oitavo posto.

No terceiro posto terminou o Audi R15 número 1, pilotado pelo italiano Rinaldo Capello, pelo dinamarquês Tom Kristensen e pelo escocês Alla McNish.

Esta foi a primeira vitória da Peugeot em Le Mans desde os anos 1992 e 1993 e também a primeira derrota da Audi desde 1999, marca que somou oito vitórias e que viu um Bentley vencer em 2003, mas com um motor Audi.

Dos outros dois portugueses em competição, o Oreca IAM número 10 do Team Oreca Matmut AIM, que incluía Tiago Monteiro, foi obrigado a desistir, terminando na 38.ª posição, enquanto o Ginetta Zytek, da equipa de Miguel Pais do Amaral, a Quifel ASM Team, abandonou já no sábado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG