Ouro para Yahima Ramirez

A portuguesa Yahima Ramirez conquistou hoje a medalha de ouro da categoria de -78 kg da Taça do Mundo de Lisboa, em judo, a decorrer no Complexo Muncipal de Desportos - Cidade de Almada.

Yahima Ramirez, que derrotou na final a francesa Geraldine Montouopou, por yuko, deu à representação portuguesa a terceira medalha de ouro nesta competição, depois dos êxitos de sábado de Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg).

Uma semana depois do terceiro lugar no Grand Slam de Moscovo, a judoca de origem cubana, nona do ranking mundial, voltou a brilhar e, até à final, derrotou a espanhola Marta Tort Merino, por ippon (duplo waza-ari), e a chinesa Meilu Liu, por yuko, avançando para as meias-finais, nas quais bateu a holandesa Rachel Schoonderbeek, por waza-ari.

A surpresa da categoria foi o afastamento permaturo da principal favorita, a chinesa Xiuli Xiang, vencedora em Moscovo e segunda da hierarquia mundial, que foi desclassificada (hansokumake) no primeiro combate.

Por seu turno, Ana Cachola (-63 kg) falhou a conquista do bronze, ao perder com a chinesa Yunlu Tian, e não foi capaz de repetir a proeza de Leandra Freitas (-48 kg) na véspera.

A portuguesa começou por vancer a polaca Monik Wosniak, por yuko, e perdeu de seguida com a holandesa Esther Stam, por "waza-ari", mas foi repescada na condição de derrotada pela vencedora da "poule" e finalista (Esther Stam), impondo-de à francesa Khadija Labhih, por ippon, para aceder ao combate pelo bronze.

De resto, Filipa Almeida, Sandra Borges e Andreia CAvalleri (-63 kg), Verónica Raposo e Ana Azevedo (-70 kg) foram eliminadas, enquanto Joana Costa (+78 kg) ainda pode conquistar a medalha de bronze.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG