Oito em oito: Marc Marquez iguala lenda de Agostini

O espanhol Marc Marquez (Honda), campeão em título, somou este sábado o oitavo triunfo em outras tantas corridas no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio da Holanda, no circuito de Essen.

Ao manter o pleno, Marquez tornou-se o primeiro piloto a conseguir o "oito em oito" desde que Giacomo Agostini o obteve em 1971. O italiano continua, porém, como recordista absoluto em termos de triunfos de "rajada", com 20.

"Estava bastante nervoso, pois, face ao tempo, é complicado saber qual a melhor estratégia. Começámos com pneus de chuva, pois a pista ainda estava perigosa. Quando mudámos de moto, cometi um pequeno erro, mas, depois, recuperei, consegui ultrapassar o Duvizioso, manter a concentração e vencer", explicou.

Marquez voltou a mostrar, assim, que não tem rival na categoria, aumentando para 72 pontos a vantagem no mundial sobre os mais diretos perseguidores.

Ao acabar no terceiro posto, Dani Pedrosa (Honda) igualou o italiano Valentino Rossi (Yamaha), apenas quinto, no segundo lugar da tabela de pilotos, ambos com 128 pontos, face aos 200, o máximo possível, do detentor do cetro mundial.

O italiano Andrea Dovizioso (Ducati) liderou grande parte da corrida e só não conseguiu resistir a Marquez, acabando segundo, a 6,714 segundos. Subiu para quarto no campeonato, ultrapassando o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), apenas 13.º.

Em Moto2, a grande figura foi o australiano Anthony West (Speed Up), que, 11 anos depois, voltou a vencer uma corrida do mundial de motociclismo e novamente em Assen.

Anthony West bateu o espanhol Maverick Viñales (Kalex), segundo, por 318 milésimos de segundo, e o finlandês Mika Kallio (Kalex), terceiro, por 743.

Na classificação, "manda" o espanhol Esteve Rabat (Kalex), que foi apenas oitavo em Assen, com 157 pontos, contra 131 de Kallio e 109 de Viñales.

Em relação ao Moto3, o português Miguel Oliveira (Mahindra) esteve em destaque, ao partir do 13.º posto e acabar em terceiro, atrás dos espanhóis Alex Marquez (Honda), que venceu em 38.07,648, e Alex Rins (Honda).

No Mundial, lidera o australiano Jack Miller (KTM), com 117 pontos, contra 110 do italiano Romano Fenati (KTM) e outros tentos de Marques, com Rins logo a seguir, com 107.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG