Márquez muda-se para Andorra para pagar menos impostos

O atual campeão do mundo de Moto GP junta-se a Alberto Contador, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa na lista de desportistas a viver fora de Espanha, devido à carga fiscal.

Segundo o jornal espanhol "El Mundo", o bicampeão de Moto GP,Marc Márquez, admitiu que na última semana de novembro terá pedido ao serviço de imigração do Principado de Andorra um visto de residência.

O periódico espanhol escreve que este é um comportamento habitual entre os desportistas espanhóis, em grande parte devido à elevada carga fiscal e ao enorme desconto que o micro-estado dos Pirenéus concede se o motivo da sua residência for "cientifica, cultural ou desportiva".

O motivo da decisão de Marc Márquez reside no contrato que está prestes a assinar com a Honda até 2016, em que passará a receber cerca de 10 milhões de euros por cada temporada, sendo que em Espanha entre 49% a 56% - dependendo da região onde reside - dos rendimentos são tributados. Em Andorra, o espanhol pagará apenas 30.000 euros anuais em impostos, mais 50.000 euros pelo pedido de visto de residência.

O piloto de 21 anos junta-se assim aos atletas Alberto Contador, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa na lista de desportistas espanhóis que residem fora de Espanha para evitar pagar os impostos.

Exclusivos