Lorenzo sai na 'pole' para a corrida do título
Espanhol foi o mais rápido para a corrida da Malásia e basta-lhe uma classificação entre os dez primeiros para ser campeão.
"O meu momento está a chegar." O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) pode perder oito posições até ao final da prova de hoje para conquistar o seu primeiro título de MotoGP Lorenzo (Yamaha), que conseguiu a pole position para a corrida da Malásia, apenas necessita de se classificar até à nona posição para se sagrar campeão do mundo.
No entanto, o corredor maiorquino, de 23 anos, com dois títulos em 250cc, um das quais garantido precisamente em Sepang, disse que faria tudo para ganhar e, ao conquistar a pole, nos últimos instantes da qualificação, deu um primeiro passo para cumprir a promessa na 15.ª de 18 provas do Mundial.
"Queria mesmo lutar pela pole position. Levei a moto ao limite", afirmou Lorenzo, que correrá na Malásia sem a pressão do compatriota Dani Pedrosa, único piloto em condições de o poder privar do título, mas que estará ausente devido à fractura de uma clavícula.
Lorenzo rodou em 2.01,537 minutos, um décimo de segundo mais rápido do que o norte-americano Nicky Hayden (Ducati).
O australiano Casey Stoner, que vem de duas vitórias consecutivas, e o italiano Valentino Rossi, que atingiu o seu nono título mundial no ano passado em Sepang, saem da segunda linha, atrás do americano Ben Spies.
Em Moto2, o espanhol Toni Elias (Moriwaki), grande favorito, também pode sagrar-se campeão, mas ontem contentou-se com o quarto melhor tempo. A pole ficou para o seu compatriota Julien Simon. Na categoria de 125cc, o domínio foi do espanhol Marc Márquez.