Lorenzo sagra-se campeão mundial em MotoGP
O italiano Valentino Rossi (Yamaha) venceu hoje o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, à frente do seu compatriota Andrea Dovizioso (Honda) e do seu colega Jorge Lorenzo, que assegurou o título de campeão de 2010.
Lorenzo, 23 anos, partiu da "pole position" e liderou a primeira metade da corrida, mas só precisava de terminar entre os 10 primeiros para garantir o triunfo.
"Estava emocionado na primeira linha. No final da corrida o meu pneu começou a deslizar um pouco, mas eu só queria terminar. Não pode haver nada melhor para um piloto do que este título", comentou Lorenzo.
Também cedo ficou evidente que Rossi também não estava em Sepang apenas para lhe estender a "passadeira vermelha". O italiano queria mesmo voltar a festejar uma vitória, depois do triunfo do Qatar na abertura de temporada.
Rossi exibiu-se ao seu melhor nível e depois de um início catastrófico -- era 11.º no final da primeira volta -, recuperou e era já o terceiro classificado ao fim de terceira volta.
O italiano, nove vezes campeão mundial, ultrapassou Davizioso, líder efémero da prova, e nunca mais deixou o comando. O "velho" Rossi parece estar de volta, depois da lesão (perna partida), em Mugello, em Junho, que o obrigou a estar fora das pistas um mês.
"Volta a ganhar e sobretudo depois desta corrida, era muito importante e estou muito feliz porque é o meu 46.º triunfo pela Yamaha", comentou Rossi, acrescentando: "Felicito o Jorge [Lorenzo] pelo campeonato e voltará a haver bons duelos entre nós no futuro".
Após a Malásia e tal como se esperava, Lorenzo, com 313 pontos, já não pode ser alcançado no topo da classificação do Mundial de MotoGP pelo seu compatriota e grande ausente Dani Pedrosa (Honda), com 228.
Pedrosa sofreu uma grave lesão em Motegi, na semana passada (quádrupla fratura da clavícula), e foi obrigado a falhar a corrida de Sepang.
Rossi está na terceira posição do campeonato, com 181 pontos, mais um que o australiano Casey Stoner (Ducati), que caiu na primeira volta, e a dois de Davizioso.
A Espanha celebrou ainda outro triunfo na Malásia. Além de Lorenzo, Toni Elias conquistou o título mundial na categoria de Moto2.