Lenine Cunha conquista prata nos Paralímpicos

O atleta português Lenine Cunha conquistou esta quinta-feira a medalha de prata no salto em comprimnento dos Europeus de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Swansea, no País de Gales.

Lenine Cunha, de 31 anos, que alcançou a medalha de bronze no salto em comprimento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, registou como melhor marca um salto de 6,84 metros, apenas sendo batido pelo croata Zoran Talic, que saltou 7,16, enquanto a medalha de bronze na categoria F20 (deficiência intelectual) foi para o ucraniano Dmytro Prudnikove com 6,82.

O outro português presente na prova, Carlos Lima, foi 11.º com 5,68 metros.

Em julho de 2013, Lenine Cunha conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento nos Mundiais IPC e, já este ano, sagrou-se campeão mundial do pentatlo nos Mundiais INAS (deficiência intelectual).

Lenine Cunha, que começou a praticar atletismo aos sete anos e ingressou no desporto adaptado aos 16, já conquistou mais de 140 medalhas em competições internacionais do IPC e da Associação Internacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS-FID).

O atleta, que participou nos Jogos Paralímpicos Sidnei 2000, sofreu uma meningite aos quatro anos, que lhe provocou problemas na fala, visão e memória e teve consequências a nível intelectual.

Portugal, que está representado por 22 atletas nos Europeus IPC, que terminam no sábado, já tinha conquistado quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG