Judocas portugueses já têm adversários

Telma Monteiro vai iniciar a participação nos Jogos Olímpicos, na segunda-feira, frente à norte-americana Marti Malloy. E só poderá apanhar a campeã do mundo da categoria -52 kg na final.

A judoca portuguesa, número três mundial, já derrotou duas vezes em 2012 a americana, 11.ª na hierarquia.

A atleta portuguesa de 26 anos, que ficou em 12º lugar em Atenas'2004 e em 9.º em Pequim'2008, só poderá enfrentar a japonesa Kaori Matsumoto, a número um na categoria -52 kg da modalidade, na final, pois a japonesa ficou na metade oposta do quadro.

Já João Pina, 11.º da classificação mundial (-73 kg), irá competir no mesmo dia de Telma Monteiro, na véspera do seu 31.º aniversário, frente ao ucraniano Volodynyr Soroka (14.º do ranking), com quem nunca combateu.

Caso o português campeão europeu em 2010 e 2011, mas que em 2012 quase não competiu devido a uma lesão, passe à segunda ronda, irá apanhar o quinto classificado da hierarquia, o mongol Nyam-Ochir Sainjargal, com quem já obteve uma vitória em 2007 e uma derrota em 2010.

Isenta da primeira ronda, Joana Ramos (-52 kg), 19.ª da classificação mundial, vai enfrentar domingo a vencedora do confronto entre a francesa Priscilla Gneto (13.ª) e a chinesa He Hongmei (15.ª), frente às quais nunca combateu. Se passar, é quase certo um combate com a japonesa Misato Nakamura, atual campeã do Mundo e medalha de bronze em Pequim2008.

A mais pesada das judocas lusas, Yahima Ramirez (-78 kg), 20.ª do "ranking", vai enfrentar quinta-feira uma das atletas da casa, Gemma Gibbson, que optou por esta categoria depois de ter iniciado o ano nos -70 kg, em que ocupa a 37.ª posição da hierarquia. Caso vença, a portuguesa terá vida difícil frente à mongol Lkhamdegd Porevjargal, quinta judoca mundial, campeã asiática e vencedora do Grand Slam de Moscovo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG