Itália é o adversário de Portugal nos quartos de final
A Itália será o adversário de Portugal nos quartos de final do Euro2102 de futsal, após empatar este domingo com a Rússia 2-2 para o grupo C da competição, resultado que chegou para os seus adversários terminarem em primeiro lugar.
A Rússia vai agora defrontar o segundo do grupo D, a Sérvia, que perdeu com Portugal por 2-1, enquanto a seleção portuguesa, vencedora do grupo D, joga na terça-feira com a Itália, que fica em segundo no seu grupo por diferença de golos global.
Com efeito, no outros jogos disputados pelas duas seleções mais fortes do grupo C, a Rússia foi mais eficaz, goleando a Turquia, enquanto que a Itália se ficou pelo 3-1.
O jogo deste domingo no Spaladium Arena de Split era importante, porque permitia evitar a seleção portuguesa, atual vice-campeã da Europa e uma das principais favoritas, a par da Espanha, que é a campeã, para este torneio, a decorrer em Zagreb e Split.
A Rússia parecia ter o jogo dominado, chegando ao intervalo a ganhar por 2-0, golos de Fukin, aos cinco minutos, e Sergeev, aos 18.
Mas a Itália "incomodou" bem na segunda parte, chegando ao empate - golos de Gabriel Lima, aos 21, e Fortino, aos 31 - e lutando mesmo pela vitória que lhe daria o triunfo no grupo.
Antes, Portugal ganhou com alguma dificuldade à Sérvia, por 2-1, em Zagreb. A equipa das "quinas" nem entrou bem no jogo, com a Sérvia mais dominante e com melhor circulação de bola.
Com 0-0 ao intervalo, no segundo tempo tudo mudou: Portugal apareceu mais forte e teve no capitão Arnaldo, a cumprir a sua 150.ª internacionalização, a chave para o triunfo, ao fazer o 1-0 dois minutos depois da sua entrada em campo e do reatamento do jogo.
Nem o autogolo de Ricardinho, aos 32 minutos, inverteu a tendência atacante de Portugal, que chegou ao 2-1 por Pedro Cary, aos 37, na conclusão de um bom lance coletivo.
O torneio começa agora a ficar mais emotivo, com jogos de eliminação direta, nos quartos de final, já na segunda e terça-feira.
Primeiro, jogam-se o Roménia-Espanha e o Croácia-Ucrânia e depois o Rússia-Sérvia e o Portugal-Itália.