Tiago Pires falha etapa portuguesa do mundial

O português Tiago Pires vai falhar, por lesão, o Rip Curl Pro by Moche, da nona etapa do circuito mundial de surf, a disputar em Portugal, naquela que será a sua sétima ausência desde maio.

"É com muita tristeza que vos informo que ainda não estou pronto para competir na prova de Peniche. Tentei de tudo para ficar a 100% mas infelizmente não deu. A minha luta continua...Aproveitem bem o espetáculo!", escreveu Tiago Pires na rede social Facebook.

Apesar de falhar a prova, "Saca" vai explicar os motivos da sua ausência na apresentação do campeonato, agendada para terça-feira, às 17:00, em Peniche, segundo a organização da prova.

Certa é a presença de Frederico Morais e Francisco Alves na etapa portuguesa. Frederico Morais, campeão nacional de surf open, entra na prova com um 'wildcard' após confirmada lesão de Tiago Pires. Já Francisco Alves, que participou neste evento como 'wildcard' em 2011, entra na prova também por motivo de lesão de um surfista do World Tour, o havaiano Dusty Payne.

Um terceiro 'wildcard' ainda está por atribuir ao vencedor dos Trials, prova que antecede a etapa do World Tour e que vai acontecer terça feira.

"Saca" está a recuperar de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo desde maio, tendo regressado à competição em setembro último no Azores Pro, do circuito mundial de qualificação surf, no qual foi afastado na primeira eliminatória.

Nas duas primeiras de 10 etapas do circuito mundial, ambas disputadas na Austrália, "Saca" somou 2.250 pontos, graças ao 25.º lugar no Quiksilver Pro Gold Coast e ao 13.º posto no Rip Curl Pro Bells Beach.

Agora, com oito etapas disputadas, Tiago Pires ocupa o 36.º posto do "ranking" mundial, que é liderado pelo australiano Mick Fanning, vencedor do circuito em 2007 e 2009, com 51.900 pontos, mais 6.000 pontos do que o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo.

No Rip Curl Pro by Moche, Fanning vai estrear-se no sexto "heat" frente ao compatriot Matt Wilkinson e a um "wild card", depois de Slater defrontar o também norte-americano Kolohe Andino e outro "wild card".

Após a etapa portuguesa, na qual Fanning pode sagrar-se campeão do Mundo, o circuito encerra em Banzai Pipeline, no Havai, onde vai ser disputado o Billabong Pipe Masters, entre 08 e 20 de dezembro.

Ler mais

Exclusivos