Telma Monteiro eliminada logo no primeiro combate

A judoca portuguesa Telma Monteiro, vice-campeã mundial e uma das favoritas ao título, foi hoje eliminada ao primeiro combate dos -57 kg nos Mundiais da modalidade, em Paris, ao perder por ippon com a alemã Miryam Roper.

Telma, segunda do "ranking" mundial, era uma das favoritas ao título, mas viu-se surpreendida perante a judoca alemã, 24.ª da hierarquia da Federação Internacional de Judo, e com quem nunca tinha perdido.

Em dois combates que as duas judocas travaram anteriormente, Telma obteve vitórias nos Europeus de Istambul (em Aril deste ano e onde se sagrou vice-campeã europeia) e no Grande Prémio de Dusseldorf, em 2010.

Em Paris, a judoca do Benfica até foi a primeira a pontuar, com uma vantagem de yuko, mas Roper resolveu, inesperadamente, o combate com a pontuação máxima (ippon).

Em prova nos -57 kg continua a líder do "ranking" mundial, a japonesa Kaori Matsumoto, que venceu no combate de estreia outra candidata de peso, a brasileira Keytlin Quadros.

Ainda em competição continuam Joana Ramos (nos -52 kg), que venceu o primeiro combate, e o bicampeão europeu dos -73 kg, João Pina, também com um triunfo na sua estreia no tapete nestes Mundiais.

Já Telma Monteiro está definitivamente fora de prova, o que acontece pela primeira vez nos cinco Mundiais em que participou.

A judoca nunca falhara um pódio em edições anteriores: conquistou três medalhas de prata (Tóquio2010, Roterdão2009 e Rio de Janeiro2007) e uma de bronze (Cairo2005).

Exclusivos