Rui Machado melhor português de sempre com o 59.º posto

Rui Machado atingiu hoje a melhor classificação de sempre de um português no "ranking" mundial ATP de ténis ao alcançar o 59.º posto, numa tabela que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic e que não sofreu alterações no "top-10".

O tenista luso chegou sábado às meias-finais do torneio "challenger" de Madrid, onde participou como primeiro cabeça-de-série, mas perdeu frente ao espanhol Daniel Gimeno-Traver, terceiro favorito, por 1-6 e 4-6.

Por ter chegado às meias-finais, Rui Machado arrecadou 2.130 euros e somou mais 29 pontos para o "ranking", o que o fez subir três posições, do 62.º para o 59.º posto, superando o 61.º posto alcançado a 19 de Setembro e que constituía a melhor classificação de um tenista luso.

O "top-10" mantém-se inalterável com Novak Djokovic a liderar e a aumentar a distância de pontos sobre o espanhol Rafael Nadal.

A grande mudança no "ranking" vai para a subida de quatro posições do sérvio Janko Tipsarevic, que é agora 13.º do mundo, naquela que é a melhor classificação da sua carreira, graças ao seu primeiro título ATP conquistado domingo em Kuala Lumpur, frente ao cipriota Marcos Baghdatis.

O britânico Andy Murray, que venceu o torneio de Banguecoque, permanece no quarto posto mundial, atrás de Djokovic, de Rafael Nadal e do suíço Roger Federer.

A esperança norte-americana Donald Young (22 anos), finalista na capital tailandesa, continua a sua progressão no "ranking", tendo subido 12 posições para ocupar agora o 43.º posto.

Frederico Gil, que a 25 de Abril deste ano atingia, então, a melhor posição de um tenista luso na hierarquia mundial, com o 62.º posto, é agora 98.º.

No "ranking" feminino, a russa Vera Zvonareva, finalista do torneio de Tóquio, subiu ao terceiro lugar trocando de posição com a bielorussa Victoria Azarenka.

A liderança mantém-se nas mãos da dinamarquesa Caroline Wozniacki, apesar de ter sido eliminada nos oitavos de final do torneio de Tóquio, enquanto a segunda posição é para a russa Maria Sharapova.

Ler mais

Exclusivos