Primeiros Jogos Europeus vão realizar-se em 2015

Associação dos Comités Olímpicos Europeus escolheu o Azerbaijão para realizar a primeira edição dos Jogos Europeus.

A primeira edição dos Jogos Europeus vai realizar-se em Baku, em 2015, decidiu este sábado a Associação dos Comités Olímpicos Europeus (EOC), reunidos em Roma, em Assembleia Geral.

A capital do Azerbaijão, que tinha apresentado a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2020, era a única candidata a acolher a competição, recebendo, por voto secreto, na 41.ª reunião magna do organismo, 38 votos a favor, oito contra e três abstenções.

Outros continentes já tinham competições regionais, como os Jogos Asiáticos ou os Jogos Pan-Americanos. Na Europa, o grande obstáculo tem sido o facto de os dois principais desportos olímpicos -- natação e atletismo -- terem já competições continentais.

Ainda não é certo que as duas modalidades integrem o programa dos Jogos Europeus em 2015, que terá 15 das 28 modalidades dos Jogos de verão, mais duas modalidades não olímpicas.

"Estes primeiros Jogos vão ser uma experiência e um teste para um evento maior em 2019. A minha ideia é que possam servir de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020 em algumas modalidades", disse o presidente do EOC, Patrick Hickey, à Associated Press.

Em 2015, os Mundiais de atletismo disputam-se em Pequim, em agosto, um mês depois da cidade russa de Kazan ter acolhido os Mundiais de natação.

Em comunicado, a Associação Europeia de Atletismo já recusou a entrada nos Jogos Europeus de 2015, deixando a porta aberta para 2019, enquanto a Federação Europeia de Natação já defendeu não querer "dizer não" antes do tempo, mas lembrou que "o calendário já está a carregado" e que 2015 já está próximo.

Ler mais

Exclusivos