Portugal nos Jogos Mundiais

A selecção nacional de sevens inicia hoje a sua participação nos oitavos Jogos Mundiais, que decorrem até domingo, na muito húmida e quente cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Portugal tem a pesada tarefa de ser o único representante europeu convidado nesta variante, uma das 26 modalidades que compõem o programa dos Jogos, que vêm servindo como antecâmara de teste para a eventual participação nas Olimpíadas. Entre várias pretendentes à entrada constam o andebol de praia, squash, corfebol, softbol, mini-trampolim, ginástica rítmica, roller skating, sumo, karaté, ju-jitsu, bilhar, bowling e esqui aquático.

Esta participação para o râguebi português é também a primeira na qual a selecção integra uma comitiva com outras modalidades e visa reforçar a pretensão da International Rugby Board em incluir os sevens no programa dos Jogos Olímpicos de 2016.

Entre os mais de três mil atletas presentes, encontram-se os 12 convocados pelo seleccionador Tomaz Morais, que não se deslocou a Taiwan, sendo a equipa dirigida pelo adjunto Pedro Netto, e composta por: Diogo Mateus (capitão), Sebastião Cunha, Pedro Silva, Veltioven Tavares, Hugo Valente, Manuel Costa (Belenenses); Gonçalo Foro, Frederico Oliveira, Bernardo Silveira (CDUL); Francisco Serra, Ricardo Dias (Académica); Pedro Leal (Direito).

Oito países, em representação dos cinco continentes, competirão no estádio de Kaohsiung. A equipa nacional, que está no grupo A, defronta hoje Estados Unidos, África do Sul e Taiwan, enquanto Fiji, Argentina, Japão e Hong Kong discutem o outro grupo.

Ler mais

Exclusivos