Mário Silva conquista bronze nos Europeus

O atleta português Mário Silva conquistou este sábado a medalha de bronze na categoria de -68 kg nos campeonatos da Europa absolutos de taekwondo, a decorrer em Baku, Azerbaijão.

Numa meia-final muito equilibrada, o português perdeu com o belga Jaouad Achab, número 6 do "ranking" mundial, por 13-12, falhando assim a hipótese de lutar por uma segunda medalha de ouro para Portugal, um dia depois do título de Rui Bragança (-58 kg).

Ao subir ao lugar mais baixo do pódio, o atleta do Sporting de Braga tornou-se o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas consecutivas em Europeus do escalão absoluto, depois do bronze alcançado em 2012, em Manchester, Inglaterra.

Na sua caminhada até à medalha, Mário Silva bateu o ucraniano Viacheslav Storchak, por 3-2, o croata Deni Razic, por 7-4, e, nos quartos de final, o turco Cem Ulugnuyan, décimo da hierarquia mundial, por 10-2.

Hoje estiveram em ação também Michel Fernandes (-80 kg) e Joana Costa (57 kg), que concluíram ambos as suas competições em quinto lugar. No domingo, será a vez de Júlio Ferreira (-74 kg).

Na sexta-feira, Rui Bragança sagrou-se campeão europeu em -58 kg, vencendo na final o alemão Levent Tuncat: em 2012, Bragança foi quinto, tendo sido 17.º nos Mundiais de 2013.

Exclusivos