João Colaço é o português que mais km percorreu num ultra-rail

João Colaço terminou a The Spine Race em 23.º lugar, tendo percorrido 431 quilómetros em 154 horas e 15 minutos.

O ultramaratonista João Colaço, que terminou na sexta-feira a The Spine Race na 23ª posição, tornou-se no primeiro atleta português a terminar a prova britânica e que mais quilómetros percorreu num ulta-trail (431).

O João Colaço concluiu os 431 quilómetros em 154 horas e 15 minutos.

"Apesar de ter a noção que a prova não iria ser fácil e de ter conhecimento das condicionantes que me podiam esperar, fiquei surpreendido com a dureza desta prova. Só por isso, cruzar a meta de uma prova desta envergadura é uma satisfação enorme", disse João Colaço, citado pela assessoria de imprensa.

Depois de ter alcançado o 13.º posto no Tor dos Géants, em Itália, o atleta do NEL-Pédatleta, de Leiria, partiu da vila de Edale, em Manchester, e enfrentou as condições meteorológicas extremas que caracterizam a região nesta altura do ano.

"O maior inimigo foi mesmo o tempo. Muita neve, chuva e vento com uma intensidade brutal. Em algumas subidas tive mesmo de me agarrar às escarpas para não ser literalmente levado pelo vento. Vivi momentos mesmo mesmo muito intensos", explicou o português.

Por ser uma prova realizada em semi-suficiência, a The Spine Race acabou por trazer alguns problemas ao atleta português.

"Na terça-feira, estava sozinho, chovia muito e eu estava com extrema dificuldade em encontrar o percurso certo. Estava prestes a pedir o auxílio da organização e, se tal acontecesse seria desclassificado. Por sorte apareceu um outro atleta que conhecia o percurso e ajudou-me nessa fase", relatou João Colaço.

No dia seguinte, João Colaço viria a apanhar novo susto: "também com a visibilidade muito reduzida, e muita neve, tive de ficar num abrigo de montanha até ao amanhecer. Faltavam apenas 20 quilómetros para o posto de controlo mas iria estar a arriscar demasiado se continuasse".

A prova inglesa foi ganha pelo checo Pavel Paloncy, com o tempo de 79 horas e 34 minutos, sendo que dos 99 atletas que iniciaram a prova apenas terminaram 47.

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Desporto
Pub
Pub