Filipe Cardoso venceu na Senhora da Graça

Ciclista da Efapel conseguiu a vitória numa das principais etapas da Volta a Portugal. O colega de equipa Joni Brandão ficou em segundo e o camisola amarela, Gustavo Veloso, foi terceiro.

Filipe Cardoso venceu a quarta etapa da Volta a Portugal, triunfando na Senhora da Graça. O ciclista português da Efapel entrou na derradeira subida do dia com mais de quatro minutos de avanço para o pelotão. Durante os cerca de oito quilómetros da mítica subida, Cardoso foi perdendo tempo e cortou a meta com escassa distância para os perseguidores.

O colega de equipa Joni Brandão, arrancou nos últimos metros, mas com o cuidado de não tirar a vitória a Filipe Cardoso, tentando ganhar tempo a Gustavo Veloso (W52), que foi terceiro, logo atrás do português.

"Dei tudo o que tinha. O esforço valeu a pena", disse Filipe Cardoso - primo da triatleta Vanessa Fernandes - que admitiu o sofrimento que foi a etapa de 159,4 quilómetros, que ligou Alvarenga a Mondim de Basto. O diretor desportivo da Efapel, Américo Silva, realçou o prémio merecido que a vitória representa para o seu ciclista. "O Filipe merecia esta vitória. Na sua carreira sempre trabalhou para os outros", explicou Américo Silva, acrescentando que apesar da subida não ser a ideal para as caraterísticas de Filipe Cardoso, a "vontade de vencer" foi determinante para o triunfo.

O diretor desportivo contou ainda que ao entrar na subida para a Senhora da Graça e apesar da vantagem, Filipe Cardoso perguntou se era preciso esperar por alguém: "Disse-lhe para ir. Acreditei na vitória porque sei que é um lutador."

Com o segundo lugar na etapa, Joni Brandão mostra que está na luta pela vitória na Volta a Portugal, ocupando o terceiro lugar da geral a 35 segundos do líder Gustavo Veloso, vencedor do ano passado. Em segundo está Delio Fernandez (W52) a 17 segundos.

A etapa de amanhã começa em Braga e serão 169,4 quilómetros até Viana do Castelo.

Ler mais

Exclusivos