Atletas portugueses em finais nos Mundiais de trampolins

Ao todo, quatro atletas portugueses qualificaram-se para finais no Mundial de trampolins, em várias categorias. Outros quatro atletas já estão apurados para as meias-finais.

Oito ginastas portugueses apuraram-se para meias-finais e finais em várias categorias do Campeonato do Mundo de ginástica de trampolins, que decorre até domingo em Daytona Beach, no estado norte-americano da Florida.

Nas provas de duplo minitrampolim, disputadas na sexta-feira, André Lico - bicampeão do Mundo nesta especialidade - totalizou 74.300 pontos e garantiu o apuramento para a final, no primeiro lugar da tabela classificativa. Também André Fernandes participará nesta final, tendo garantido o apuramento no quarto lugar, com 73.600 pontos.

No tumbling feminino, Raquel Pinto e Beatriz Botelho, estreantes em Campeonatos do Mundo enquanto seniores, apuraram-se para a final, ao conseguirem, respetivamente, o 6.º (64.900 pontos) e o 7.º lugares (64.800 pontos).

No trampolim individual feminino, a atleta olímpica Ana Rente conseguiu um lugar entre as 24 das meias-finais de hoje. A ginasta portuguesa totalizou 97.230 pontos nas suas duas séries, assegurando o 16.º lugar da tabela.

A ginasta Sílvia Saiote também obteve um lugar nas meias-finais desta especialidade (94.500 pontos), na 23.ª posição.

Já em trampolim individual masculino, o atleta olímpico Diogo Ganchinho e o menos experiente Pedro Ferreira também se apuraram para as meias-finais. Ganchinho conseguiu 106.970 pontos, o que lhe valeu a 11.ª posição, enquanto Ferreira terminou as suas duas séries com 104.515 pontos, que lhe deram o 22.º lugar.

Ainda neste sábado decorrem as qualificações de trampolim sincronizado (com as duplas Pedro Ferreira/Diogo Ganchinho e Tiago Lopes/Diogo Abreu), de duplo minitrampolim feminino (com Andreia Robalo, Ana Robalo e Joana Pereira) e de tumbling masculino (Frederico Rodrigues, Paulo Cruz e Nuno Silvano).

Sílvia Saiote e Ana Rente disputam neste sábado as meias-finais de trampolim individual feminino, enquanto André Lico e André Fernandes entram em ação na final de duplo minitrampolim masculino. Raquel Pinto e Beatriz Botelho participam na final de tumbling feminino.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...