"Adoro representar Portugal no hipismo"

Luciana Diniz nasceu no Brasil mas tem, desde há já algum tempo, nacionalidade portuguesa. "Adoro representar Portugal no hipismo mundial", disse a luso-brasileira ao DN.

Luciana Diniz naturalizou-se portuguesa depois de, em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, ter representado o país de origem, o Brasil, na referida competição.

Esta luso-brasileira de 41 anos já se sente, no entanto, como uma verdadeira cidadã portuguesa. "Adoro representar Portugal no hipismo mundial", afirmou a cavaleira Luciana Diniz, em entrevista concedida ao DN.

Actualmente, a cavaleira está já a preparar-se para as Olimpíadas do próximo ano de 2012, que terão palco em Londres, Inglaterra. "Estou concentrada nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Espero poder apresentar-me ao meu melhor nível em representação de Portugal", confessou ao DN.

Luciana Diniz, que já ocupou, de resto, o terceiro lugar do ranking mundial feminino de hipismo (saltos com obstáculos), deixa claro que é um "orgulho", para si, defender os interesses nacionais nesta modalidade.

Luciana Diniz elogia o hipismo em Portugal. Só lamenta, apenas, o facto de não haver mais cavaleiros portugueses a competir em eventos internacionais. "A minha opinião é a de que deveriam [cavaleiros portugueses] participar mais em concursos por toda a Europa, uma vez que têm potencial para isso", sublinhou.

Luciana Diniz sagrou-se vice-campeã de juvenis do Brasil e campeã de juvenis de hipismo, igualmente no país de origem, entre os 12 e os 14 anos. Títulos que demonstram que, desde muito cedo, a agora cavaleira luso-brasileira está habituada a somar vitórias no hipismo.

"Desde sempre que estou ligada ao mundo dos cavalos. Quando era criança, íamos todos os fins-de-semana para a fazenda praticar hipismo. O hipismo é, para mim, uma enorme inspiração. Hoje e todos os dias", vincou Luciana Diniz, em entrevista concedida ao DN.

Ler mais

Exclusivos