Francês Gilles Simon no caminho de Frederico Gil

15.º cabeça de série é um obstáculo duro para o português na primeira ronda do 'Grand Slam' australiano.

O tenista português Frederico Gil, 69.º jogador mundial, vai defrontar o francês Gilles Simon, 15.º cabeça-de-série, na primeira eliminatória do Open da Austrália, primeiro "Grand Slam" do ano, ditou o sorteio realizado em Melbourne.
O melhor jogador luso de sempre (66.º da hierarquia mundial a 25 de Maio de 2009) ficou na parte superior do quadro, tal como o suíço Roger Federer, número 1 do Mundo, que pode defrontar, no caso de fazer historia, na quarta ronda (oitavos-de-final).
Único português em prova, depois da eliminação, na fase de qualificação, de Rui Machado, Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva, Gil estreia-se na Austrália e procura o primeiro triunfo num torneio do "Grand Slam" (seis derrotas).
A tarefa do jogador luso, que teve entrada directa no quadro principal, é, porém, bem complicada, uma vez que Gilles Simon é o 15.º do "ranking" e já ocupou a sexta posição, a 5 de Janeiro de 2009.
O gaulês, que Gil nunca defrontou, conta seis triunfos em torneios ATP (Bucareste e Marselha, em 2007, Bucareste, Indianápolis e Casablanca, em 2008, e Banguecoque, em 2009) e chegou no ano passado aos quartos-de-final, a sua melhor prestação de sempre num dos quatro principais torneios.
Se conseguir, pela primeira vez na carreira, ultrapassar a ronda inaugural de um torneio do "Grand Slam", o tenista luso defrontará na segunda ronda o italiano Paolo Lorenzi ou o cipriota Marcos Baghdatis.
Caso siga em frente, o australiano Lleyon Hewitt, 22.º cabeça-de-série, é um dos possíveis adversários de Gil na terceira ronda, enquanto o suíço Roger Federer seria, quase certamente, o seu oponente nos oitavos-de-final.
O Open da Austrália, primeira prova do "Grand Slam" do ano, tem início segunda-feira, em Melbourne.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG