FOTA diz que nova regra de pontos é inválida
A Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) considerou hoje inválido a regra de pontos que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) anunciou para a próxima temporada, em que o piloto que vença mais provas é campeão do Mundo.
A FOTA sublinhou que "é muito tarde para a FIA impor uma alteração" para a época de 2009 de Fórmula 1 "sem obter um acordo unânime de todos os competidores no campeonato", que se inicia a 29 de Março, com a realização do Grande Prémio da Austrália.
A associação entende ser necessário dialogar com a FIA para obter um compromisso para a próxima temporada e defendeu a proposta da FOTA em atribuir mais pontos por vitória, de modo a tornar o desporto mais atractivo.
As equipas de Fórmula 1 pretendem que o vencedor de um grande prémio seja contemplado com 12 pontos em vez dos 10 actuais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"FOTA fez uma proposta cuidadosamente baseada nos resultados de uma global audiência de sobrevivência, a qual permite avaliar as preferências do público", referiu a FOTA, que acrescenta: "todas as equipas estão convictas que esses indicadores devem ser devidamente tomados em conta".
A decisão da FIA já foi contestada também por vários pilotos, como o britânico Lewis Hamilton, detentor do título, e o espanhol Fernando Alonso, duas vezes campeão, e ainda por Michael Schumacher, que conquistou o título por sete vezes.
JOP.
Lusa